×
Parintins

Mulheres tuxauas e prevenção da Amazônia marcam primeira noite do Festival de Parintins

O primeiro a entrar na arena foi o Garantido com o tema "Amazônia do Povo Vermelho”

Divulgação

Parintins (AM) – A primeira noite do Festival Folclórico de Parintins foi marcada pela celebração da diversidade dos povos indígenas, empoderamento feminino e a defesa da preservação da Amazônia.

Ambos os bumbás excederam o tempo limite de apresentação, de 2h30 minutos. O Garantido extrapolou 13 segundos, enquanto o Caprichoso apenas 7 segundos.

O primeiro a entrar na arena foi o Garantido com o tema “Amazônia do Povo Vermelho”. O boi do coração levou a galera vermelha e branca ao delírio.

Israel Paulain surgiu em um guindaste com uma alegoria no formato de coração cantando a toada “Flor de Tucumã” . A galera inabalável cantou em coro o trecho: “Vermelho encarnado do meu coração. Vermelho encarnado é o meu povão. Vermelho encarnado é o meu chapéu”.

Ao descer na arena, Israel Paulain iniciou a tradicional contagem do boi vermelho e branco, que ocorre desde a década de 1970, lembrando as vítimas da Covid-19, entre elas, Paulinho Farinha, um dos ícones do Festival.

O amo do boi da Baixa do São José, João Paulo Faria, surgiu no meio da galera.

Levantando a bandeira do empoderamento feminino, Garantido fez história levando para a arena, pela primeira vez, tuxauas mulheres. A apresentação foi um dos pontos altos do boi.

O vermelho e branco fez uma homenagem ao jornalista britânico Dom Phillips e ao indigenista Bruno Pereira, mortos no Vale do Javari, no município de Atalaia do Norte, durante o ritual das tribos indígenas.

Caprichoso encerrou a primeira noite com grandiosidade, deixando a galera azul e branca na expectativa pelo título de campeão.

O apresentador, Edmundo Oran, e o levantador de toadas e estreando, Patrick Oliveira, surgiram suspensos em um módulo há mais de 100 metros de altura.

Com o tema “Amazônia Nossa Luta em Poesia”, o bumbá azul e branco levou para a arena do Bumbódromo um manifesto em defesa da preservação com alegorias gigantes.

A galera azul e branca não se intimidou e deu show na área também. A cada alegoria, o item 19 ia à loucura. Em um dos momentos, Caprichoso surgiu no meio da torcida.

Outro momento de euforia foi durante a apresentação da cunhã-poranga Marciele Albuquerque. O ritual indígena Tuparí, que trouxe o pajé Erick Beltrão, estreante no festival, foi um dos momentos mais aguardados pelos torcedores do Caprichoso.

Neste sábado (25), segunda noite do Festival, Caprichoso abre e Garantido fecha.

Leia mais:

Na abertura do Festival de Parintins, Wilson Lima destaca estrutura do Governo para o retorno da festa

Transporte fluvial de cargas no AM pode parar por conta da pirataria

Mulher morre em grave acidente de trânsito no Monte das Oliveiras

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *