Parintins (AM) – O eterno apresentador do Garantido, Paulinho Farias, será homenageado pelo boi da Baixa do São José, neste domingo (26), última noite do 55º Festival Folclórico de Parintins.
Prometendo emocionar a galera vermelha e branca, a homenagem deve ser feita logo no começo da apresentação. Nos bastidores, é possível ver um barco com o nome de Paulinho.
Paulinho morreu vítima da Covid-19, em fevereiro de 2021. Com 26 anos no posto de apresentador, ele acumulou 24 vitórias pelo Garantido, um recorde que se mantém até hoje.
Paulinho era ovacionado pela galera e ganhou o apelido carinhoso de “Garotinho de ouro do Garantido” e deixou marcas indestrutíveis na memória afetiva dos torcedores encarnados, como o famoso bordão: “Mas quem é garantido, levanta o braço!” e “Lê-Lê-Lê”.
Na arena e fora dela, ele fez história nos embates com o boi contrário esbanjando criatividade, carisma e um poder de improvisação insuperável.
Outra marca inegável do “Garotinho de Ouro” foi a criação da famosa “contagem” para dar início ao ritmo, à cadência e à tradição da Batucada: “ummm… doisss… trêsss… eee… jááá! É agora… É agora… É agora, Galera Vermelha e Branca! O ritmo mais gostoso do Festival! O ritmo do Garantido, galera!”.
Nas disputas com o contrário, era imbatível. Batizou o Garantido como o “Boi do Povão” e transformou o termo “perreché” (pés-no-chão) em símbolo de orgulho e identidade.
Paulinho acumulou também a função de levantador nos anos de 1991 (ano da toada Boi do Carmo) e 1993.
O atual amo do boi da baixa, João Paulo Faria, é sobrinho de Paulinho, que afirma que o tio é sua maior inspiração.
Leia mais:
Amigos do Maranhão se encantam com o Festival de Parintins e com o Caprichoso
Comerciantes têm vendas aquecidas e apostam em faturamento recorde este ano em Parintins
Deborah Secco sobre Parintins: “É a coisa mais linda do mundo”
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱