×
Lançamento

Narrativas ancestrais do povo Kokama serão publicadas em livro bilíngue

A obra é fruto do trabalho desses dois profissionais, que atuam diretamente na comunidade indígena Karuara

Manaus (AM)- Idealizado pelos professores amazonenses Silvânio Ribeiro Brandão Kokama e Cila Mariá Fonseca de Oliveira, o livro “Kumitsa ƗmƗnua  Ritama Kokama – Narrativas Ancestrais do Povo Kokama” será lançado nesta quarta-feira, (29), às 9h, na Maloca União dos Povos, Comunidade Nações Indígenas,  bairro Tarumã-Açu, em Manaus.

A obra é fruto do trabalho desses dois profissionais, que atuam diretamente na comunidade indígena Karuara e perceberam a necessidade de registrar algumas das narrativas presentes na oralidade dos Kokama da capital amazonense. O projeto foi contemplado pelo Programa Cultura Criativa 2021- Prêmio Amazonas Criativo do Governo do Estado.

O livro, em formato bilíngue (Kokama e Português), traz oito narrativas repletas de sabedoria, espiritualidade e que fazem parte da memória ancestral do povo Kokama. O prefácio é da professora e diretora da Faculdade Indígena Intercultural (FAIND-UNEMAT) Mônica Cidele da Cruz.

Além da escrita, em formato bilíngue, o livro tem desenhos e imagens que dão colorido e vivacidade às narrativas, feitos pelo professor Silvânio Kokama.

“Dedico este livro para meu Deus, minha mãe e minha família. Especialmente ao meu povo Kokama que mora no Alto Solimões, em Santo Antônio do Içá, e à professora e amiga Cila Mariá, que me ajudou a realizar esse sonho”, afirma  Silvânio.

“A publicação em livro das narrativas ancestrais do povo Kokama é uma forma de valorização e resistência da língua materna, da cultura, da identidade indígena e dos conhecimentos antepassados desse povo. O resultado deste projeto é de extrema relevância cultural e literária e almeja, por meio de sua publicação, fortalecer, valorizar e partilhar os saberes ancestrais indígenas para as comunidades indígenas em Manaus, alunos, professores e sociedade em geral”, afirma a linguista e co-autora Cila Mariá.

O projeto gráfico é do designer Mário Lima e a coordenação editorial da jornalista e escritora Maria Lucy Rodrigues.

*Com informações da assessoria

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Festival Folclórico de Parintins é retratado em livro de arte

Obra literária amazônica será lançada na bienal de São Paulo

Jeito Moleque faz show em Manaus no mês de julho

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *