×
Livro

Festival Folclórico de Parintins é retratado em livro de arte

As fotografias concebidas para o livro foram realizadas nas edições de 2018 e 2019 do Festival Folclórico de Parintins

livro do Festival Folclórico
Em seu livro – no formato de 40 x 30 centímetros –, Célio Said retrata três noites de espetáculos apresentados no Centro Cultural de Parintins, o Bumbódromo. - Divulgação

Parintins (AM) – O livro “Parintins – Festival Folclórico”, do fotógrafo amazonense Célio Said, apresenta a genialidade da arte e do talento dos artistas parintinenses, autores dos espetáculos dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, reconhecidos como Patrimônio Cultural brasileiro e protagonistas da maior expressão folclórica da região Norte do país.

Em seu livro – no formato de 40 x 30 centímetros –, Célio Said retrata três noites de espetáculos apresentados no Centro Cultural de Parintins, o Bumbódromo, no mês de junho, com a tradicional brincadeira de boi-bumbá enriquecida pelas lendas e rituais indígenas, de danças e toadas, apresentadas pelos grupos artísticos dos bumbás Caprichoso e Garantido na arena do Bumbódromo.

Para além da minha vocação artística, fotografar e divulgar o nosso folclore amazônico é minha contribuição pessoal e profissional para a preservação e reconhecimento das nossas origens, dos nossos povos originários, dos povos da floresta, do caboclo ribeirinho”, afirma Said.

O fotógrafo destaca que a publicação “Parintins – Festival Folclórico”, em padrão gráfico internacional de luxo, no formato Table Book, com traduções em inglês e espanhol, é uma exposição à altura da magnitude do espetáculo encenado a céu aberto no meio da Amazônia, para divulgação do estado e da região entre autoridades, segmentos turístico e cultural, nacionais e internacionais.

Mostrar o folclore, as pessoas e a cidade de Parintins, uma ilha à margem direita do rio Amazonas, com características típicas da região amazônica, além de valorizar a cultura, atrai o olhar de turistas do mundo inteiro e incentiva o trabalho dessas pessoas tão talentosas”, avalia o fotógrafo.

Com proposta de uma experiência de imersão na cidade e no festival, o livro traz ainda um código QR para acessar o ritmo original dos bumbás de Parintins, com as toadas de sucesso dos dois bois-bumbás.

Arte

Para o fotógrafo Célio Said, o Festival Folclórico de Parintins é um verdadeiro set para quem capta recursos da luz de cinema para a arte da fotografia.

Nas apresentações no Bumbódromo, a sensação é de que os espíritos dos grandes deuses das artes plásticas, como Da Vinci e sua luz universal, Caravaggio e suas profundidades escuras, Georges de La Tour e suas luzes noturnas, Rembrandt e sua luz dramática e, até mesmo, o impressionismo de Monet se fazem presentes no resultado final da genialidade do caboclo parintinense e sua arte universal”, revela Célio Said, na apresentação de seu livro.

Livro

A publicação do livro “Parintins – Festival Folclórico” tem patrocínio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

As cores, as luzes, a arte cênica do folclore de Caprichoso e Garantido estão dispostos em 200 páginas com enobrecimento gráfico de alta qualidade, impressas em um dos melhores parques gráficos da América Latina, a Ipsis Gráfica e Editora.

A publicação traz ainda um código QR para acesso às toadas mais conhecidas das duas agremiações folclóricas.

As fotografias concebidas para o livro foram realizadas nas edições de 2018 e 2019 do Festival Folclórico de Parintins.

E o resultado foi baseado na exposição e no despertar do mundo para esta experiência única e aqui transferível através da ‘Gravação da Luz’. Porque eu vejo Arte por toda parte!”, define o autor.

Autor

Célio Said é fotógrafo artístico, brasileiro, natural de Manaus. Atuante na profissão há 35 anos, com formação em cinema e fotografia pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap-SP) e Panamericana de Arte-SP.

É diretor artístico e editor de projetos autorais ligados à divulgação da Cultura, Educação, Turismo e Belezas naturais da Amazônia para o mundo.

Tem trabalhos realizados na Europa, América Central e é editor exclusivo dos projetos e campanhas publicitárias de Curaçao-Caribe, no Brasil.

*Com informações da Agência Amazonas

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Apuração do Festival Folclórico será aberta ao público nesta segunda (27)

Após pandemia, Parintins revive Festival Folclórico

Festival Folclórico de Parintins foi declarado patrimônio imaterial do Amazonas em 2017

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *