×
AUTOBIOGRAFIA

História de interno de Centro Socioeducativo do AM é contada em biografia

Obra será publicada nos próximos meses, com apoio do Governo do Estado

Intitulado “A vida é um desafio”, o livro conta a história do interno desde a infância até a atualidade.

Manaus (AM) – Um interno Centro Socioeducativo Senador Raimundo Parente, localizado no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, terá sua história contada em biografia. Intitulado “A vida é um desafio”, o livro conta a história do interno desde a infância até a atualidade, incluindo o cumprimento da medida socioeducativa.

A obra, em fase de finalização, será publicada por uma editora paulista nos próximos meses.

De acordo com a secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, uma das metas do Governo do Amazonas é fazer com que sejam cumpridas as diretrizes propostas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Temos que socializar e educar os nossos adolescentes. Eles entram no sistema por um motivo, mas podem sair com novas perspectivas, estudando, aprendendo uma profissão. Estamos aqui para ajudar a construir um futuro melhor a todos os internos”, destacou Mirtes.

Segundo o secretário executivo de Direitos da Criança e Adolescente da Sejusc (Sedca), Emerson Lima, responsável pela gestão das unidades socioeducativas, os técnicos observaram que o interno tinha o sonho de escrever a biografia, e, a partir daí, procuraram uma editora para viabilizar os procedimentos para a publicação.

Esse processo durou uns seis meses. Toda semana, as equipes de psicólogos, pedagogos e diretores que acompanham o interno se reuniam de forma virtual com os técnicos da editora. Hoje já temos o livro pronto e estamos esperando uma data para assinatura do contrato com a editora”, disse.

O secretário ainda destaca o trabalho realizado nos Centros Socioeducativos administrados pela Sejusc.

Isso representa uma vitória para o Estado, uma vez que temos a responsabilidade de devolver para a sociedade esses adolescentes melhores do que ingressaram no sistema. Procuramos não olhar para o ato infracional que cometeram, e sim, ressocializá-los. Estamos devolvendo os adolescentes com uma nova visão do seu papel na sociedade”, completou.

Perspectivas

De acordo com o adolescente, a ideia de passar para o papel a sua própria surgiu por meio da sugestão de uma antiga diretora da unidade socioeducativa.

Ela me deu um lápis e um caderno, e eu ia escrevendo cada dia um pouquinho. Fui escrevendo os acontecimentos desde os 2 dois anos de idade em diante”, afirmou.

Com o livro, o jovem explica que conseguiu dialogar mais com as pessoas e contar sobre as situações de sua vida que anteriormente ele preferia esconder.

Não é fácil, um adolescente colocar no papel a sua própria história não é fácil. Nunca pensei em escrever algo assim, publicar um livro, falar da minha própria vida. Eu era muito fechado, pude abrir um pouco, conversar, dialogar. Tenho orgulho de mim e das pessoas que me ajudaram. Isso vai me ajudar muito no futuro, é uma grande conquista”, concluiu.

*Agência Amazonas

Leia mais:

Interno é encontrado morto após briga no Compaj, em Manaus

Centros socioeducativos de Manaus recebem reforma

Wilson Lima destaca avanços de políticas sociais do Estado

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *