×
Eleições

Governo envia ao TSE lista de militares que fiscalizarão eleições

O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, enviou à Corte uma lista com 10 nomes que vão fiscalizar o sistema eletrônico de votação

Brasília (DF) – O ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, enviou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ofício com os nomes dos técnicos militares que representarão as Forças Armadas como entidades fiscalizadoras nas eleições.

Ao todo, 10 pessoas, sendo quatro do Exército, três da Aeronáutica e três da Marinha, vão compor o grupo. O chefe da equipe será o coronel do Exército Marcelo Nogueira de Sousa.

Em meio aos conflitos das Forças Armadas com o TSE, o ministro da Defesa foi cortês no documento endereçado ao presidente da Corte eleitoral, ministro Edson Fachin:

“Aproveito a oportunidade para agradecer a Vossa Excelência pelas manifestações de apreço e de consideração, bem como renovo a permanente interlocução deste Ministério com a Corte Eleitoral, tendo como maior propósito contribuir para fortalecer o processo eleitoral brasileiro”,

afirmou.

Prestígio

No início deste mês, Nogueira chegou a afirmar que as Forças Armadas não se sentiam “devidamente prestigiadas” por seu trabalho no grupo de transparência das eleições criado pelo tribunal.

“Até o momento, reitero, as Forças Armadas não se sentem devidamente prestigiadas por atenderem ao honroso convite do TSE para integrar a CTE”, assinalou Nogueira em ofício.

Em 20 de junho, o ministro da Defesa enviou ofício para o ministro Edson Fachin no qual pediu uma reunião exclusiva entre técnicos das Forças Armadas e da Corte Eleitoral para tratar da parte operacional eleições.

Na ocasião, Nogueira também solicitou a indicação de um servidor da Corte para servir como “ponto de contato” para os técnicos militares que farão parte da fiscalização das urnas eletrônicas durante as eleições deste ano. E, nesta quarta-feira, os nomes que participarão do grupo chegaram ao TSE.

*Com informações do Metrópoles

Leia mais:

Ministro da Defesa confirma participação militar em reunião com TSE

TSE firma acordo com líderes religiosos para promover paz nas eleições

Moraes é eleito para novo biênio no TSE

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *