Manaus (AM) – O Amazonas registrou o primeiro caso suspeito de Monkeypox, a Varíola dos Macacos. O paciente está em isolamento. A informação foi repassada pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT HVD), responsável pela análise.
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) explicou que o material biológico coletado do paciente foi encaminhado para a realização de mais exames. Até o momento, não há ainda resultado conclusivo, porém o caso segue em investigação.
Ainda conforme divulgado em nota, o paciente não apresenta comorbidades. Diante da suspeita o caso já foi notificado junto ao sistema de vigilância epidemiológica e ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), e segue em acompanhamento clínico e de vigilância epidemiológica.
O paciente se encontra em isolamento domiciliar. Além disso, ele já possui uma data para retorno onde serão realizados novos exames. Familiares que tiveram contato com ele também seguem sendo acompanhados e atendendo todos os protocolos necessários.
Leia mais:
Casos de varíola dos macacos triplicaram na Europa nas duas últimas semanas, diz OMS
Total de casos de varíola dos macacos no Brasil sobe para 37
Imunologista dá dicas de como se prevenir da varíola dos macacos
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱