Manaus (AM) – A pré-candidata a deputada federal, delegada Emília Ferraz, assume durante solenidade, nesta quinta-feira (14), a presidência municipal do União Brasil Mulher, com as presenças do presidente nacional do partido, Luciano Bivar, e da presidente nacional do União Brasil Mulher, senadora Soraya Thronicke. O evento ocorrerá a partir das 18h, no Teatro Manauara, localizado no Manauara Shopping, bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus.
Ainda durante a solenidade, a vereadora Professora Jaqueline irá assumir o diretório estadual do União Brasil Mulher. Já o convite para que Emília Ferraz assumisse o diretório municipal do União Brasil Mulher partiu do presidente estadual do partido, o pré-candidato a deputado federal Pauderney Avelino.
“Nós tivemos uma solenidade, ainda no mês de junho deste ano, mas desta vez tem um ‘peso’ ainda maior, pois teremos a presença do nosso presidente nacional Luciano Bivar e da nossa presidente nacional Soraya Thronicke. Isso mostra o protagonismo que as mulheres terão nas Eleições de 2022. É um novo momento para a política, um novo momento para nós, mulheres”, comenta Emília Ferraz.
Histórico
Nascida no estado do Piauí, Emília Ferraz de Carvalho é formada em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi aprovada, em 2001, para o cargo de delegada, da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio de concurso público. Em fevereiro de 2020, assumiu o cargo de delegada-geral, sendo assim a primeira mulher, em 100 de história, a comandar a PC-AM.
Além da formação em Direito, Emília Ferraz é especialista em Segurança Pública (Universidade Nilton Lins) e mestre em Segurança Pública (Universidade Estadual do Amazonas).
Trajetória
Após ser aprovada no concurso de 2001, Emília assumiu o 18º Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro Novo Israel. Em seguida, atuou no 12º DIP e no 20º DIP, além da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv).
Foi diretora do Departamento de Polícia do Interior (DPI) e também do Departamento de Administração e Finança (Daf), ambos localizados no prédio da Delegacia Geral.
Em 2009, foi designada para comandar o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), sendo a primeira mulher – e até hoje única – a responder pela diretoria do departamento. Lá, ela permaneceu por 5 anos.
Logo depois, Emília foi convidada a exercer a função de corregedora-auxiliar e, posteriormente, corregedora-geral adjunta, da Corregedoria Geral da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), onde atuou em casos complexos, como o famoso massacre ocorrido, em 2017, durante rebeliões em diversos presídios do Estado.
Ela chegou a ser chefe de gabinete da Polícia Civil do Amazonas e foi, ainda, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia de Carreira do Amazonas (Sindepol-AM).
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Emília Ferraz tem contas de 2020 aprovadas pelo Pleno do TCE-AM
Veja quem são os novos secretários de Wilson Lima
Bolsonaro sela alianças com União Brasil e PSDB em seis estados, incluindo o Amazonas
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱