×
Investimentos

Conselhos Tutelares de Manaus recebem R$ 180 mil em equipamentos

Objetivo é auxiliar os conselheiros no cumprimento do ECA e otimizar o atendimento

Divulgação

Manaus (AM) – Com investimentos de R$ 180 mil, o governador Wilson Lima entregou, nesta quinta-feira (17), computadores e impressoras para modernização dos nove Conselhos Tutelares das zonas urbana e rural de Manaus. Entregues aos conselheiros da capital, os equipamentos devem otimizar o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violações.

A primeira-dama do Estado, Taiana Lima, participou do evento, ao lado do governador.

“A participação dos Conselhos Tutelares na defesa dos direitos das crianças e adolescentes é fundamental. A pandemia fez com que algumas situações se agravassem, principalmente a violência contra esses grupos e, hoje, nós estamos entregando equipamentos de informática para equipar esses conselhos”, disse Lima.

Com os novos equipamentos será possível, por exemplo, atualizar o Sistema Nacional de Registro e Tratamento de Informação (Sipia), ligado ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MDH), que visa a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Servirão, também, para auxiliar na produtividade, geração de conteúdo, entre outras funções essenciais no cumprimento do ECA.

As entregas atendem à Emenda Parlamentar da deputada estadual Joana Darc. O Governo do Amazonas fez o repasse dos equipamentos por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

“A gente precisa reforçar a defesa e proteção das nossas crianças e dos nossos adolescentes, e a gente só faz isso com investimentos. Impressora, computador e equipamentos que vão fazer a diferença no trabalho do dia a dia dos conselhos tutelares e dos conselheiros”, salientou a deputada estadual.

Atribuições

As atribuições de um conselheiro tutelar estão previstas no artigo 136 do ECA, tendo como função principal o atendimento para crianças e adolescentes em situação de violação de direitos previstos no estatuto. Outro ponto fundamental é o aconselhamento aos pais e familiares destes jovens, para depois serem aplicada as medidas de proteção.

“Nós, diariamente, recebemos as denúncias e vamos apurá-las in loco, e isso é muito importante para a gente estar sempre perto da comunidade, para que possamos ter essa vazão em relação a essas denúncias”, explicou o conselheiro tutelar da zona sul, Daniel Serrão.

Denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes podem ser feitas pelo telefone disque 100, pelo SOS Criança 0800 092 1407, ou ainda presencialmente no Conselho Tutelar mais próximo.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Roberto Cidade quer criar política estadual de incentivo a cursos sociais e populares

Wilson Lima destaca avanços de políticas sociais do Estado

Seas discute ampliação de assistência social do Governo do Amazonas em Novo Airão

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *