×
Jogos Escolares

Escolas da zona Sul de Manaus conquistam 71 medalhas no JEA’s 2022

Os atletas medalhistas vão representar o Amazonas nas provas nacionais

Manaus (AM)- Os estudantes das escolas da zona Sul de Manaus conquistaram o maior número de medalhas durante a 43ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s), encerrado no último domingo (24).

Ao todo, foram 71 medalhas para a Coordenadoria Distrital de Educação (CDE) 1, sendo 31 de ouro, 25 de prata e 15 de bronze. Agora, os atletas devem representar o Amazonas nas provas nacionais.

Os atletas com maior número de medalhas foram os da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos, da Educação Especial, com atendimento a alunos surdos. Eles conquistaram 32 medalhas, sendo 19 de ouro, nove de prata e quatro de bronze. As modalidades de atletismo e badminton  foram as que tiveram o maior número de vencedores na zona sul da capital.

Adson Cordeiro, coordenador da CDE 1, comemora a marca e diz que o resultado é fruto do empenho dos professores de Educação Física, que incentivam, treinam e se dedicam às melhorias dos atletas. “Nós estamos situados em uma área da cidade com escolas com mais de 100 anos e que não foram projetadas para esportes, mas com o esforço de todos os professores, nos superamos”, declara.

Vice-campeã

Com 25 medalhas de ouro, 16 de prata e 24 de bronze, as escolas da zona Leste tiveram a segunda melhor colocação na competição. O Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire foi a unidade de ensino com o maior número de medalhas da área. Foram 11 medalhas de ouro, cinco de prata e seis de bronze. Em seguida está a escola Josué Cláudio de Souza, com três medalhas de ouro e uma de bronze.

Sonho realizado

Movido por um sonho de infância, o treinador do time de Futebol da Escola Estadual Gilberto Mestrinho, medalhista de ouro na categoria Juvenil, Israel Mota, conta que não teve apoio em sua época de estudante e, por isso, dá todo o suporte a seus atletas.

“Eu não consigo esconder a emoção, pois quando eu era criança eu sempre quis participar dos Jogos, eu era apaixonado por futebol, mas nunca tive apoio da escola, por isso eu quis ser professor de Educação Física e mudar isso. Nós fomos premiados com o título do Juvenil, um grande título dos Jogos Escolares”, pontuou.

Os JEA’s tiveram duração de dez dias, de 14 a 24 de julho, com competições de 20 modalidades e representação de 29 municípios do Amazonas. Os campeões das modalidades do Infantil vão competir nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), e os campeões das modalidades Juvenis vão representar o Amazonas nos Jogos da Juventude.

Fotos: Eduardo Cavalcante e Euzivaldo Queiroz / Seduc

*com informações da assessoria

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Dupla que vai representar o AM no Vôlei de praia é definida

Letícia Oro fatura bronze no salto em distância

Palmeiras vence o Internacional

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *