×
Guerra

ONU diz que há risco de desastre nuclear na Ucrânia com usina ‘fora de controle’

O chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, disse estar "extremamente preocupado" com os relatos de bombardeios

Reprodução

A agência nuclear da ONU pediu o fim imediato de ações militares russas perto da usina de Zaporizhzhia, na Ucrânia, e fez o alerta de que há um “risco bastante real de um desastre nuclear”.

O chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, disse estar “extremamente preocupado” com os relatos de bombardeios na maior usina nuclear da Europa.

A Ucrânia afirma que partes da instalação, ocupada por forças russas em março, foram “seriamente danificadas” por forças militares.

Os russos mantiveram os funcionários ucranianos nas operações, mas o governo ucraniano acusa Moscou de empregar “táticas de terror” com o disparo de foguetes contra áreas civis a partir do local.

O Ministério da Defesa do Reino Unido diz que a Rússia está usando a área para lançar ataques – aproveitando o “status protegido” da usina nuclear para reduzir o risco de ataques noturnos das forças ucranianas.

A usina fica nas proximidades da cidade de Energodar, no sudeste ucraniano, ao longo da margem esquerda do rio Dnieper.

Ataques realizados na última desta sexta-feira (05/08) mostram ameaças “à saúde pública e ao meio ambiente na Ucrânia e além de seu território”, disse Grossi em comunicado.

“Qualquer poder de fogo militar direcionado para a instalação ou realizado a partir dela equivale a brincar com fogo, com consequências potencialmente catastróficas”, acrescentou.

Os funcionários ucranianos na usina precisam realizar suas importantes funções “sem ameaças ou pressão”, disse ele, ressaltando que a AIEA deve ser autorizada a fornecer suporte técnico.

“Para proteger as pessoas na Ucrânia e em outros lugares de um possível acidente nuclear, devemos todos deixar de lado nossas diferenças e agir agora. A AIEA está pronta”, disse Grossi, dias depois de afirmar que a usina estava “completamente fora de controle”.

A Enerhoatom, a agência nuclear ucraniana que é responsável pela operação da usina, disse que ataques com mísseis russos forçaram o fechamento de uma “unidade de energia” e acrescentou que havia risco de vazamentos radioativos.

*Com informações do CNN

Leia mais:

Criança morre após 4 meses em coma por desafio do TikTok

Incêndio se espalha por tanques de petróleo de Cuba após queda de raio

Cientistas criam embriões sem uso de óvulos ou espermatozoides

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *