×
Produção de café

Governo do Amazonas investe na implementação da cultura do café, em Presidente Figueiredo

A cultura do café faz parte de um dos 21 projetos prioritários do Idam

reuniao sobre cultura do cafe
A reunião visa fortalecer e ampliar a produção de café na região

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) participou, nesta quinta-feira (27/01), do 1° Encontro Municipal de Difusão da Cultura do Café. A reunião ocorreu no auditório do Instituto Federal no Amazonas (Ifam), em Presidente Figueiredo (distante 119 quilômetros de Manaus). 

O evento realizado pela prefeitura local, por meio da Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola, Aquícola e Pesqueiro (Semada), contou com o lançamento do projeto prioritário da cultura do café, do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal e Sustentável (Idam), no município. O objetivo é fortalecer e ampliar a produção cafeeira nos principais municípios produtores, visando o aumento da produção e geração de renda à população.

O secretário executivo adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas da Sepror, Airton Schneider, ressalta a importância do projeto prioritário no município. 

“Fizemos indagações, elaborações e acompanhamento observando as características da cultura do café, pelos índices técnicos, dos elementos que compõem, das informações relacionadas a cultura dos cuidados que precisam ter, principalmente a definição da área, dimensão, custo de produção.”, explicou Schneider.

primeiro encontro municipal de difusao da cultura do cafe
Participaram da reunião cerca de 80 produtores de café, além das secretarias

Participaram do encontro cerca de 80 produtores de café da região, com a finalidade de difundir informações sobre os aspectos produtivos do café junto aos agricultores e cooperativas. 

A Secretária Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola, Aquícola e Pesqueiro, Inês Sampaio, comentou sobre as expectativas do projeto. 

“A partir de agora estamos lançando a ideia ao produtor do município. Hoje estamos mostrando ao município que Presidente Figueiredo tem condições, tem terra, tem cultura suficiente pra plantar o café, pra produzir de forma adequada, de forma planejada, “ ressaltou a Secretária.

Projeto Prioritário – A Cultura do Café faz parte dos 21 Projetos Prioritários (PP’s) elaborados pelo Idam, os quais visam fortalecer a produção nos 62 municípios do Amazonas. O objetivo foi definir um planejamento de execução das ações de assistência técnica, apoio ao fomento, instalação de Unidades Demonstrativas (UD’s) e apoio ao crédito rural para os próximos meses. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.