Inflação Batata, cebola e leite registram as maiores altas de preços nos supermercados brasileiros A cesta básica teve alta de 10,41% entre janeiro e junho de 2022, atingindo R$ 773,44 em junho Em Tempo* - 12/08/2022 às 13:2212/08/2022 às 13:22 Consumidores já valorizaram embalagens de melhor custo-benefício Foto: Reprodução No primeiro semestre de 2022, os produtos com as maiores altas de preço em supermercados foram batata, cebola, leite longa vida, feijão e queijo muçarela, segundo pesquisa divulgada pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados) na quinta-feira (11). O levantamento leva em conta cesta com 35 produtos definidos como de largo consumo, incluindo alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza. A cesta como um todo acumulou alta de 10,41% entre janeiro e junho de 2022, atingindo R$ 773,44 em junho. Confira os produtos com maiores altas de preços em supermercados, segundo a Abras: Batata: 55,81%;Cebola: 48,13%;Leite longa vida: 41,77%;Feijão: 40,97%;Queijo muçarela: 36,1%. Também foi destaque o aumento de 13,4% no preço do sabão em pó, entre os produtos de limpeza. Dos produtos listados pela Abras, as menores variações de preço foram do açúcar e do queijo prato, que aumentaram 0,8%; do arroz, que aumentou de 1,8%; e do pernil, cujo preço caiu 3,8%. A associação também declarou que, com a alta da inflação sobre os alimentos, os supermercados ampliaram o número de marcas e promoções nas lojas. Já os consumidores valorizaram embalagens de melhor custo-benefício e marcas próprias do supermercado. Segundo a Abras, os preços são em média 20% a 30% mais baixos do que das principais marcas nas categorias e estão presentes em 34% dos lares. Crescimento A associação divulgou ainda que o consumo nos lares encerrou o semestre com alta de 2,2%, anunciando novas projeções de consumo para o ano nos lares brasileiros. O crescimento antes previsto, de 2,8%, agora é projetado entre 3% e 3,3%. A Abras cita como motivos para a expectativa de maior consumo a melhora no índice de inflação, o aumento do emprego formal e o pagamento dos auxílios para taxistas e caminhoneiros recentemente aprovados pelo congresso nacional. Além disso, eventos como lotes de restituição do imposto de renda, pagamento do 13º, Black Friday, Copa do Mundo e festas de fim de ano devem motivar o consumo. *Com informações da agência FOLHAPRESS Leia mais: Preço do leite dispara e leva consumidores a buscar novas alternativas no AM Mãe destaca importância da doação de leite humano em Manaus Consumidor muda hábitos no mercado e descarta marcas famosas Entre na nossa comunidade no Whatsapp!