Manaus (AM) – Uma operação integrada entre as forças de segurança do Amazonas resultou na prisão de um piloto e na apreensão de uma aeronave em situação irregular, além de galões de combustível, na sexta-feira (12). A ação ocorreu no município de Fonte Boa (a 678 quilômetros de Manaus).
Segundo levantamento da polícia, o homem é suspeito de transportar combustível irregular para a região do garimpo ilegal.
A ação contou com a atuação da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), além da Polícia Federal do Amazonas (PF-AM), Polícia Militar (PMAM) e Polícia Civil (PC-AM).
Após investigação, as equipes policiais constataram que a aeronave apresentava alterações em sua estrutura física com carregamento de combustível, além de estar suspensa para voo e outras alterações.
A suspeita da polícia é que o material seria levado para região de garimpo no estado.
O piloto da aeronave foi abordado e não apresentou nenhum documento do avião e do material. O suspeito foi preso por transporte irregular de combustível, conforme o art. 261 do Código Penal (CP), e por crime ambiental, nos termos do art. 56 da Lei nº 9.605/1998.
O caso foi apresentado na 50ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Fonte Boa. Além do avião, foram apreendidos 26 baldes de combustível totalizando 50 litros.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Polícia Federal e IBAMA realizam nova ação de combate ao garimpo ilegal no interior do AM
Balsas e dragas de garimpo nunca saíram do rio Madeira, diz moradora de Manicoré
Parlamentares criticam ausência do poder público na fiscalização contra o garimpo no AM
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱