Manaus (AM)- Com objetivo de expandir o mercado local de gás natural e ampliar o acesso aos benefícios do combustível, o governador do Amazonas, Wilson Lima, e o prefeito de Manaus, David Almeida, assinaram, nesta segunda-feira (21), o primeiro Protocolo de Intenções para estabelecer parceria no segmento de gás natural (GN).
Pelo Governo do Amazonas, o protocolo foi firmado por meio da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás). Wilson Lima explicou como a parceria vai se dar na prática.
Eu destacaria três pontos importantes. Primeiro, fazer um entendimento entre as partes para que não haja conflito quando se realizam obras. A Prefeitura pavimenta uma rua e, na sequência, a Cigás chega e faz um buraco ali. Outro ponto que eu destaco é o apadrinhamento de alguns espaços que a Cigás assume para tomar conta. A gente ventilou aqui a possibilidade de começar pelo CSU do Parque Dez. O terceiro ponto é a possibilidade de abastecer gás para alguns equipamentos do município, a exemplo do que fizemos no Hospital Delphina Aziz
Com o abastecimento de gás substituindo parte da energia elétrica, a unidade registrou uma economia de 35%. A maternidade municipal Moura Tapajóz deve passar a ser abastecida com o gás natural.
Pelo termo firmado, pretende-se aprofundar a cooperação entre os governos estadual e municipal para o desenvolvimento de programas nas esferas social, econômica e ambiental. A vigência da cooperação é de um ano, a contar da data da assinatura do documento.
Em Manaus, o protocolo é inovador e termos semelhantes, como outras empresas, também serão assinados. Além de definir responsabilidades, será estabelecido que as empresas assumam a gestão de espaços públicos municipais.
Todas as empresas que prestam serviços em Manaus terão que se adequar a esse protocolo. Eles irão explorar a publicidade e também precisam devolver aquilo que arrecadam em forma de responsabilidade social, disse o Prefeito David Almeida.
O ganho econômico para os usuários, é de 40% a 50% em relação aos demais combustíveis líquidose contribui para a melhoria da qualidade do ar.
Regulação
Outra oportunidade de cooperação mapeada compreende a melhoria na regulação de instalações de gases combustíveis em residências e empreendimentos comerciais. A finalidade é garantir maiores opções e segurança aos usuários.
Pretende-se atuar na otimização dos trâmites e aprovação de planos de investimento em infraestrutura envolvendo a rede de distribuição de gás natural (RDGN) canalizado. Tal medida deve favorecer as obras de expansão da infraestrutura de rede de gasodutos na capital amazonense.
Neste ano, a Cigás investirá mais de R$ 34 milhões na construção de novos trechos da RDGN, que já atinge quase 180 quilômetros de extensão. Há 11 anos, a Companhia de Gás do Amazonas já investiu mais de R$ 620 milhões, em dezembro, na expansão da rede de gás natural.
Responsabilidade social
A assinatura do Protocolo de Intenções também propiciará à Cigás ampliar as suas ações no âmbito da responsabilidade social em conformidade com o trabalho conjunto que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado e a Prefeitura em outras frentes.
A Companhia abraçou a proposta do prefeito David Almeida de integrar o projeto de construção, reforma e manutenção de espaços urbanos públicos, tais como praças e parques.
Ainda está previsto intercâmbio em tecnologia da informação (TI), cooperação para realização de treinamentos e integração de base de dados.
*Com informações da assessoria
*Edição Web: Bruna Oliveira
FOTOS: Diego Peres/Secom
Leia mais:
Confira os 51 pontos de vacinação disponíveis em Manaus
Crianças desaparecem na floresta após saírem para pegar pássaros
Iranduba é o novo destino da Carreta Vacina Amazonas
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱