“Temos uma sociedade que é forte, que está se defendendo. Falta nos conhecermos melhor. As relações bilaterais se constroem com a convivência, disse o presidente ucraniano, pedindo que jornalistas da América Latina visitem a Ucrânia para “que a verdade seja levada a seus países. Só assim poderão entender o que a Rússia fez conosco, e ver com seus próprios olhos as consequências da guerra”, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky
O pronunciamento foi feito a estudantes e professores da Universidade Católica do Chile por videoconferência.
Zelensky afirmou ainda que a Rússia tenta impedir contatos da Ucrânia com países da América Latina e pediu que os líderes da região intensifiquem as relações bilaterais com Kiev.
Quase seis meses após o início da invasão russa à Ucrânia, Zelensky falou pela primeira vez à América Latina.
“Creio que não temos comunicações suficientes (entre Ucrânia e países da América Latina). Acho que isso tem que ser corrigido, afirmou o presidente, ao responder a pergunta de uma jornalista.É preciso entender que a Federação Russa trata de impedir nossos contatos com países da América Latina, porque tem sua própria influência na região”, disse o líder ucraniano.
Desde o início do conflito armado, que tem um alto custo humanitário e um grave efeito sobre a economia mundial, Zelensky realizou uma série de conferências pedindo ajuda internacional aos Estados Unidos e a diversos países da Europa e do Sudeste Asiático.
O presidente ucraniano pediu que os países da América Latina se unam às sanções contra a Rússia. “Quero que se unam às sanções, para que a política seja ainda mais eficaz. Não mantenham comércio com a Rússia e impeçam a chegada de turistas russos à região”, disse Zelensky.
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱