×
Cultura de rua

“Boi Pavulagem” e grupo “Troar dos Tambores” se apresentam nas ruas de Maués (AM)

O próximo cortejo acontecerá no dia 26 de fevereiro (com apresentação especial de Carnaval)

Maués (AM) – Para celebrar a cultura popular de Maués, distante a 267 quilômetros de Manaus, será realizado uma série de apresentações do Cortejo do Boi Pavulagem e do grupo Troar de Tambores.

Os brincantes se concentrarão no próximo dia 25 de fevereiro, a partir das 16h, ao lado do Estádio Municipal Manoel Baraúna Filho, de onde sairão em cortejo pelas ruas da cidade.

O evento é uma realização do projeto “Tamboreando Cultura na Terra do Guaraná”, iniciativa do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) patrocinada pela Ambev e Guaraná Antarctica, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet.

Com o objetivo de valorizar e fortalecer as manifestações culturais e populares da cidade de Maués, no projeto os alunos aprendem a tradição do Tambor de Gambá e instrumentos percussivos da região, além da Dança dos Pássaros e outros folclores, como o Boi Pavulagem.

O grupo Troar de Tambores é composto por jovens e adultos participantes das oficinas do Tamboreando, e seus professores. As oficinas são de Luthieria Percussiva e Tambor de Gambá, onde os alunos aprendem a construir, montar e tocar os instrumentos, além de teoria e práticas que estimulam a criatividade e a valorização das culturas locais.

“O cortejo é uma manifestação cultural do interior e essa apresentação traz a celebração de uma cultura que estava adormecida. Os brincantes e o boi saem pelas ruas da cidade, passando pela frente das casas para as pessoas poderem assistir ao espetáculo. Ao invés das pessoas irem até o boi, o boi vai até às pessoas”, explica um dos educadores do projeto Tamboreado, Ítalo Mamud Michiles.

Ítalo ressalta a importância da atividade para celebrar tradições. “As apresentações são importantes para o povo de Maués, pois os idosos vão poder reviver uma celebração cultural que viam na infância e na juventude, e a nova geração vai conhecer essa festa e já vão crescer com essa cultura”, afirma.

Além do grupo Troar dos Tambores e do Boi Pavulagem, o evento terá a participação da Irmandade da Folia do Divino Espírito Santo, grupo centenário de manifestação cultural e religiosa de Maués liderado pelo mestre Ismael Pinheiro.

O próximo cortejo acontecerá no dia 26 de fevereiro (com apresentação especial de Carnaval). Porém, a previsão é realizar mais três cortejos entre os meses de março e abril.

Uso de máscara, álcool em gel e o respeito ao distanciamento entre os participantes na hora da apresentação são orientados a cada apresentação.

Fotos: Divulgação

*Com informações da assessoria

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Projeto Casa em Cena apresenta relações dos artistas do Norte com o rio

Festival Paço a Passo deve acontecer em setembro, diz prefeitura

SESC AM abre últimas vagas para cursos de música e dança

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *