×
Contexto

Partidos correm para atender regras sobre maior participação da mulher na política

De acordo com as regras, cada partido, inclusive em federação, será obrigado a concorrer com 30% de candidaturas mulheres

Divulgação

Manaus (AM) – A quatro meses das convenções partidárias, várias legendas encontram dificuldades para cumprir a legislação eleitoral que exige maior participação das mulheres nas eleições deste ano de 2022. De acordo com as regras, cada partido, inclusive em federação, será obrigado a concorrer com 30% de candidaturas mulheres, as quais também terão que ser contempladas com a cota de 30% do Fundo Eleitoral.

No Amazonas, siglas como PT, PSB, PCdoB, PV, PSOL e REDE se viram para atender as novas regras, mas até agora só o PCdoB confirmou o nome da ex-senadora Vanessa Grazziotin como pré-candidata a deputação federal.

Segundo apurou a coluna, já bate a preocupação nas cúpulas partidárias obrigadas a formar chapas com a presença de oito mulheres entre os 25 candidatos que as legendas terão que apresentar na disputa eleitoral.

Mudanças no jogo

Em setembro do ano passado, o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional (EC) nº 111/2021, que traz mudanças nas regras eleitorais que incentivam as candidaturas de mulheres e de pessoas negras.

A emenda estabeleceu que os votos dados a candidatas mulheres e a pessoas negras serão contados em dobro para efeito da distribuição dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) – também chamado Fundo Eleitoral – nas eleições de 2022 a 2030.

Mercado do gás

Com a assinatura de um Protocolo de Intenções, ontem, o governador Wilson Lima e o prefeito David Almeida vão expandir o mercado de gás natural e possibilitar maior acesso da população ao benefício em Manaus.

A vigência do protocolo é de um ano, tempo em que Wilson e David vão estabelecer ações de cooperação que permitam um maior aproveitamento do gás em favor de projetos com grandes resultados nas áreas social, econômica e ambiental.

Caribe Amazônico

Uma megaoperação da Polícia Federal, denominada Caribe Amazônico, destruiu um grande maquinário que vinha sendo usado em garimpos ilegais no Rio Tapajós.

A infraestrutura destruída pela PF tinha até igreja e supermercado em plena selva. Os efeitos nocivos da atividade ilegal contaminaram a água em Alter do Chão, em Santarém.

Serafim desmente

Não há qualquer fundamento na suposta saída do PSB do líder do prefeito David Almeida na CMM, vereador Marcelo Serafim.

Na manhã de ontem o parlamentar desmentiu a boataria e reafirmou sua permanência na legenda socialista, sua única casa partidária desde que ingressou na política.

Detran vai leiloar

O primeiro leilão, em 2022, organizado pelo Detran-AM, continuará de forma on-line e será realizado no dia 24 de fevereiro, quinta-feira.

A visitação dos veículos iniciou ontem, no pátio da empresa leiloeira, que fica no Distrito de Cacau Pirêra, em Iranduba. Serão leiloados 228 veículos.

PF se fortalece

Para melhor combater o desmatamento na Amazônia, a Polícia Federal elabora um projeto que possibilitará a compra de quatro helicópteros de grande porte para operações contra crimes ambientais na Amazônia.

O projeto também visa a instalação de uma base aérea e logística na região, de acordo com o delegado Luís Flávio Zampronha, titular da Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Dicor) da PF.

Gargalo geográfico

Os helicópteros, segundo Zampronha, vão resolver um velho gargalo da PF na Amazônia: a infraestrutura logística para deslocamentos rápidos na gigantesca região.

Atualmente, a identificação de crimes ambientais por imagens de satélite contrasta com a incapacidade da PF de enfrentar a complexidade geográfica da região com a celeridade necessária para combater os crimes.

A fatia do Orçamento federal destinada à PF este ano é de R$ 8 bilhões.

Professores reajustados

O prefeito de Parintins, Bi Garcia (União Brasil), anunciou aumento salarial de 33,24% a professores da rede municipal de educação.

O reajuste abrangerá mais de 1.200 professores e começará a ser pago a partir deste mês, sendo retroativo ao mês de janeiro.

Todos os professores efetivos e contratados serão beneficiados.

Educação Especial

Da tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Álvaro Campelo (Progressistas) anunciou ontem a contratação de 1.500 mediadores para atuar na educação especial nas escolas municipais de Manaus, conforme determina a Lei 13.146/2015.

O benefício aos alunos com deficiência foi assegurado após encontro do secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, com o parlamentar, presidente da Comissão de Promoção e Defesa das Crianças, Adolescentes e Jovens da Aleam.

“Mais Distrito”

Às vésperas de a Zona Franca de Manaus completar 55 anos, o prefeito David Almeida apresentou à Suframa o plano estratégico para as ações do “Mais Distrito”, uma série de projetos envolvendo intervenções de mais de 152 mil metros quadrados no Distrito Industrial, na Zona Sul.

Em breve, David e o superintendente da Suframa, general Algacir Polsin, assinarão um termo de intenções sobre os projetos que vão modernizar todo o Distrito, abrigando atrações turísticas, econômicas e de fomento para mais negócios na capital do Estado.

Tecnologia 5G

Por falar em David Almeida, ele já está acelerando, com a Semtepi, a elaboração da lei municipal para a implantação da tecnologia 5G em Manaus, conforme legislações aprovadas em outros estados brasileiros e com orientações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Na Câmara Municipal de Manaus tramita projeto de lei, de autoria do vereador Antônio Peixoto, visando a instalação do novo sistema na capital.

Passe permanente

O deputado federal Zé Ricardo (PT) colhe assinaturas para a apresentação de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que garanta a 33,3 milhões de estudantes brasileiros o acesso ao Passe Livre nos transportes públicos do país.

A PEC já conta com o apoio de 50 parlamentares petistas na Câmara dos Deputados.

Candidatura avança

Avança a pré-candidatura do ex-senador João Pedro ao governo do Amazonas pelo PT.

Em reunião, no sábado (19), os petistas aprovaram um manifesto enfatizando a pré-candidatura de João e aventaram a possibilidade de o ex-deputado Francisco Praciano concorrer ao Senado pelo partido.

Leia mais:

ZFM: 10 benefícios para o Brasil que os brasileiros desconhecem

Depressão pós-parto: avanços e descobertas

Quando o mundo será melhor ?

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *