Manaus (AM) – Nos dias 4 e 5 de setembro, a capital amazonense recebe a celebração do “Dia da Amazônia” com o “Festival Grito Rua” em edição especial para tratar da representatividade e causas do bioma amazônico que atua fortemente num papel de equilíbrio climático quanto é atualmente um dos maiores alvos de ataques, debates e ações.
O dia da Amazônia é celebrado no mesmo dia em que a Província do Amazonas foi criada, 05 de setembro, é a data utilizada para que olhos do mundo inteiro vejam a biodiversidade e importância do bioma que abrange outros 8 países além do Brasil.
Outras 8 cidades celebram esta data com festivais que vão de 03 a 10 de setembro. De São Paulo a Belém, a Amazônia é foco para palcos musicais e espaços culturais que envolvem pessoas de todas as idades com programações totalmente voltadas a preservação, meio ambiente e conscientização.
A primeira parte da programação realizada em Manaus inicia no domingo (4), com uma programação extensa das 9h às 19h na Pista de Skate do Formigueiro, na Av. Autaz Mirim, São José, zona Leste.
O acesso é gratuito e o espaço contará com espaço Kids, mini campeonatos de basquete e skate, integração de teatro, feira criativa, mural de Graffiti, batalha de rap especial, espaços de ativismo que levam os nomes de Mariele Franco e Bruno Pereira e Dom Phillips além de dois palcos musicais com programação fundamentada no Rap local, com apresentação do ‘Bruxos do Norte’ às 19h, e no palco principal atrações como M4fel, Casa de Caba, Sants, Johnny Jack Mesclado e Circuito Reggae AM marcam a trilha sonora da celebração.
A produção local é uma realização do Coletivo Orígenas em parceria com a campanha Amazônia de Pé e apoio da plataforma de fomentação ambiental e cultural, Namaloca. Para a organizadora e artista, Mel Angeoles, falar da Amazônia através da arte proporcionada nas atividades e apresentações é um meio de gerar interesse e conhecimento mais acessível e orgânico para as questões emergentes da região.
“A linguagem da arte é muito mais clara, é muito mais cotidiana e rotineira. A arte alcança lugares que os outros formatos não conseguem alcançar e com arte agindo dentro dessas ações, a gente acredita que dessa forma conseguiremos alcançar de crianças a adultos de todas as cidades”, afirma.
No dia 5, as ações continuam de forma descentralizada com atividades que envolvem a comunidade, coletivos e grupos sociais. A programação completa está sendo disponibilizada nas redes sociais do @origenascoletivo pelo Facebook e Instagram, através dessas plataformas será possível também conferir todos os acontecimentos com cobertura pelos stories.
Ao todo, mais de 120 pessoas estão envolvidas nas programações dos dois dias e a expectativa é que além de atentar para o tema da preservação da Amazônia, as pessoas saíam dessas imersões com um despertar de conscientização dos motivos pelos quais todos, mas principalmente os habitantes da Amazônia devem ter, especialmente em ano eleitoral.
“A gente espera mais consciência e a diminuição da banalização da Amazônia que é o centro de tudo pra todos, mas é principalmente ainda mais impactante pra nós amazônidas”, conclui a organizadora dos eventos.
Os ‘Festivais Dia da Amazônia’ estão com programação e informações completas também no site. e é possível conferir toda a mobilização em outdoors, cartazes, lambes e panfletos além de faixas e graffitis que serão utilizados ao longo de toda a programação.
com informações da Assessoria*
Edição Web: Bruna Oliveira
Leia mais:
Vídeo: Manaus deve receber shows de Bon Jovi e Aerosmith em 2024, diz David Almeida
Versão amazonense de James Bond ganha segundo filme com Pyter Radikal
KLB “mata” saudades de fãs com show em Manaus
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱