×
CONSCIENTIZAÇÃO

Confira a importância da castração de animais domésticos

Em dia dedicado à conscientização sobre castração, Sema realiza atividades na zona norte de Manaus

As atividades iniciaram às 9h, na rua rua Japu Verde.

Manaus (AM) – Em alusão ao Dia Estadual de Esterilização de Animais Domésticos, celebrado nesta terça-feira (22), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) realiza atividades de conscientização com os moradores dos bairros Parque Santa Etelvina e Lago Azul, zona norte da cidade.

Uma equipe de técnicos da Sema realiza uma visita às casas dos bairros para falar sobre a importância da castração de cães e gatos, com a cartilha “Castração é um ato de amor”, lançada para celebrar a data. A publicação está disponível no site da Sema.

As atividades iniciaram às 9h, na rua rua Japu Verde, em frente à Igreja Católica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Parque Santa Etelvina.

O percurso deve seguir até a Comunidade Nobre, no Lago Azul.

Nosso objetivo é alertar a população sobre a importância de castrar seus pets. Além de ser uma forma de evitarmos o abandono que vemos nas ruas, é um jeito de cuidar da saúde dos animais”, afirmou Vanessa Menezes, técnica da Assessoria de Bem-Estar Animal (Assbea) da Sema.

O comunitário Jairo Almeida de Oliveira, morador do bairro Santa Etelvina, recebeu a ação que, segundo ele, é importante para promover a conscientização em prol do bem-estar animal no bairro.

Acho bom porque muitas das vezes os donos dos próprios animais não têm esse cuidado de prevenção. Eu tenho dois gatos e um cachorro, então para mim [a castração] previne doenças, evita a reprodução caso algum deles escape para a rua, então todos têm que se conscientizar. Não é só pegar cachorro da rua e colocar dentro de casa. Tem que cuidar e saber cuidar”, disse.

Para o presidente da Associação de Moradores da Comunidade Nobre, no bairro Lago Azul, Vitor da Silva Cavalcante, a atividade supre um anseio da população, que necessitava de uma sensibilização voltada para a causa.

Ficamos muito felizes porque, na semana passada, eu havia pedido uma ação como essa no bairro, para a gente ter aqui uma questão de saúde animal, de saúde pública na nossa comunidade, que está tendo muito animal parindo ou sendo abandonado nas ruas, então é muito importante esse trabalho com os moradores”, completou.

Data

O Dia Estadual de Esterilização de Animais Domésticos no Estado do Amazonas foi instituído pela Lei nº 4.897, de 26 de julho de 2019.

A norma define que a data deve ser celebrada, anualmente, na última terça-feira do mês de fevereiro.

O dia integra o Calendário Oficial do Estado do Amazonas. Trata-se de um momento dedicado a realizar atividades alusivas à importância da esterilização de animais domésticos como mecanismo do controle populacional de cães e gatos.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

PL quer deslocamento de pessoas com animais domésticos em transportes coletivos do AM

Homem é preso em Itacoatiara (AM) por atirar na boca de um cachorro

Veterinária alerta sobre doenças de pele em pets durante “inverno amazônico”

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *