Manaus (AM)- A estudante Ádria Albuquerque, parintinense e indígena da etnia Sateré-Mawé, venceu o prêmio Expocom Nacional 2022. Assim como o trabalho dela, outros quatro foram finalistas da premiação nacional, que teve sua cerimônia de entrega realizada na última sexta (9), em João Pessoa, capital da Paraíba.
A solenidade aconteceu durante o encerramento do 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2022). Os trabalhos foram resultados das disciplinas desenvolvidas no curso de Comunicação Social-Jornalismo do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), campus Parintins.
Ao todo, oito estudantes do curso participaram presencialmente do evento: Ádria Albuquerque, Estéfany Alexandra, July Anna Barbosa, Soraia Castro, Karen Barbosa, Willian Ythano, Ralf Batista e Pablo Luz.
Os estudantes contaram com ajuda da comunidade local e com doações por meio de uma “vaquinha digital”, organizada pela professora Marina Magalhães.
O trabalho da estudante premiada nacionalmente é intitulado “A religiosidade em meio à pandemia”. Venceu na categoria Produção Transdisciplinar, modalidade Fotografia Artística e foi orientado pelo professor Marcelo Rodrigo, atual coordenador do curso e que também acompanhou os alunos presencialmente durante o evento.
A fotografia vencedora retrata um momento singelo de oração durante a quarentena de Covid-19 de Antônio Corrêa Xavier, parintinense nascido na comunidade Paraná do Arco. Ele é o avô da estudante vencedora e foi também sua fonte de inspiração e reflexão durante o desenvolvimento da atividade da disciplina de fotografia, em 2021.
Os demais trabalhos finalistas foram: “Revista Amazon”, que teve como aluno líder Willian Ythano, orientado pela professora Marina Magalhães; “(Des) níveis)”, que teve como aluna líder July Anna Barnosa; “Anfíbios”, liderado pelo aluno Ralf Cordeiro; e “Blog Panorama Ribeirinho”, liderado pela estudante Estéfany Alexandra. Os quatro orientados pelo professor Marcelo Rodrigo. Para ser finalistas do prêmio nacional, todos os trabalhos precisaram vencer a etapa regional Norte do Expocom 2022.
*com informações da assessoria
Edição Web: Bruna Oliveira
Leia mais:
Estudante da Ufam de jornalismo vence prêmio de jornalismo político
Boi Caprichoso participa de inauguração do Museu do Ipiranga em SP
Filme sobre luta do povo indígena chega ao Cine Casarão
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱