×
Eleições 2022

Pesquisa Quaest: Lula tem 42%, contra 34% de Bolsonaro

Na simulação de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o candidato do PT vence por 48% a 40%

Brazilian President Jair Bolsonaro looks on during the launching ceremony of the Front Brazil Project, which aims at reducing the rates of violence in cities, at Planalto Palace in Brasilia, on August 29, 2019. (Photo by EVARISTO SA / AFP)

Brasília (DF) – Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 14, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 42% das intenções de voto, ante 34% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Em relação à rodada anterior do levantamento, divulgada em 7 de setembro, o candidato do PT oscilou 2 pontos para baixo, enquanto o chefe do Executivo se manteve no mesmo patamar.

Ciro Gomes (PDT) tem 7% da preferência; Simone Tebet (MDB), 4%. Felipe d’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) têm 1% cada. Outros candidatos não pontuaram.

Na simulação de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o candidato do PT vence por 48% a 40%. O presidente oscilou um ponto para cima em comparação com a rodada anterior, enquanto Lula caiu 3 pontos.

O levantamento mostra ainda que 35% dos eleitores de Simone Tebet defendem que a candidata apoie Jair Bolsonaro caso não chegue ao segundo turno. Entre os eleitores de Ciro Gomes, é maior a parcela que acredita que o apoio do candidato deve ir para Lula, 51%.

A Quaest consultou 2 mil eleitores presencialmente entre 11 e 13 de setembro. A sondagem foi contratada pela Genial Investimentos. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos. O código de registro na Justiça Eleitoral é BR-03420/2022.

Ações

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta quarta-feira (14), de um evento com cooperativas em São Paulo. Em seu discurso, Lula fez uma homenagem à diarista Ilza Ramos Rodriguez, de 52 anos. Nas redes sociais, viralizou um vídeo em que um apoiador de Bolsonaro (PL) negou marmita à Ilza, por ela declarar apoio ao Lula. No evento, Lula dedicou o ato à diarista.

Já o presidente Jair Bolsonaro participou de um motociata, na tarde desta quarta-feira (14), em Natal. A ação faz parte da agenda da campanha presidencial, que também contou com um comício. Juntamente com apoiadores, Bolsonaro passou pelas principais avenidas da cidade, como a avenida Senador Salgado Filho. Depois passou pela Praça Gentil Ferreira, e também pelo bairro do Alecrim.

O último levantamento divulgado, nesta terça-feira (13), pelo Instituto Paraná Pesquisas, mostrou Lula apenas três pontos na frente de Jair. Conforme a pesquisa, Lula aparece com 39,6% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro com 36,5%.

*Com informações da Istoé

Leia mais:

Petista morto foi vítima do “genocida chamado Bolsonaro”, diz Lula em comício

Eleições 2022: veja o que pode ou não no dia da votação

Pesquisas apontam diferença gritante de resultados entre Lula e Bolsonaro

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *