Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promove até 28/9 a exposição “Natureza viva: a visão com o poder de transformar o resíduo em arte”.
A abertura oficial da exposição aconteceu na tarde desta quarta-feira, 14/9, com a participação de alunos da escola municipal Ouvidor Sampaio, localizada na rodoviária AM-010 Manaus/Itacoatiara.
A ação ocorre no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), da Semed, localizado no 3° piso do Manauara Shopping, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da cidade.
A exposição conta com cerca de 15 obras do artista local Rosemberg Prado, confeccionadas com elementos como papelão, madeira e plástico em suas obras, a fim de retratar a diversidade da região amazônica e a cultura popular.
A exposição retrata o contexto amazônico focado na sustentabilidade, segundo a coordenadora das Ocas da Semed, Érica Amorim.
“A exposição, que traz as obras do artista Rosenberg Prado, mais uma vez está trazendo uma pegada de cunho sustentável. O artista produz telas com reaproveitamento de papelão e madeira. Então, o objetivo dessa exposição é sensibilizar toda a comunidade escolar e também os frequentadores do Ecam, aqui no Manauara Shopping, de que um resíduo que seria descartado pode ser reaproveitado e transformado em arte. A exposição traduz a visão que o artista tem sobre a nossa Amazônia e de como pode ser preservado”, frisou a coordenadora.
O aluno do 5º ano da escola Ouvidor Sampaio, Carlos Lima, ressaltou que achou tão bom a exposição que até recomendou para a população visitar.
“Os quadros estão muito bem pintados, as ilustrações de fato conseguem demonstrar as belezas da nossa região, o lugar é bem propício para falar sobre Amazônia. Achei muito legal e super recomendo esta exposição”, comentou.
Quem estava de passagem pelo shopping achou interessante a proposta da exposição, como é o caso do autônomo João Tavares.
“É a primeira vez que vejo algo assim e achei uma proposta bem interessante, porque retrata a Amazônia por meio da arte e mostra às crianças uma forma legal de reciclar”, destacou.
Para o artista local Rosemberg Prado, é uma honra poder apresentar o seu trabalho num espaço como Manauara Shopping, onde passam pessoas de várias partes do mundo para conhecer o local.
“Isso é uma forma diferente de usar resíduos que poderiam estar poluindo, mas na verdade estão embelezando o ambiente e trazendo uma consciência ambiental para a maioria das pessoas. E eu, como artista, me sinto muito privilegiado e honrado por estar demonstrando um pouco do meu trabalho, da minha arte”, disse Rosemberg.
Artista
Rosemberg Prado recebeu o Prêmio Nacional de Belas Artes, da Rede Social Colaborativa Midiática Influxo, em agosto de 2021; além da Medalha de Bronze, no Salão Livre de Belas Artes, na Associação Paulista de Belas Artes, em abril de 2022.
*Com informações da Prefeitura de Manaus
Leia mais:
Prefeitura promove exposição de artes visuais no #SouManaus Passo a Paço 2022
Feira em São Paulo recebe exposição com fotos da Amazônia e povos tradicionais
Artista do AM, Duhigó estreia autorretrato na exposição Histórias Brasileiras, em SP
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱