A nova pesquisa Datafolha, contratada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, mostrou nesta quinta-feira (22) que o candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 47% das intenções de voto no primeiro turno contra o seu principal adversário, o presidente Jair Bolsonaro (PL), que obteve 33%. Na sequência apareceu Ciro Gomes (PDT) com 7%, e Simone Tebet (MDB) com 5%.
Na comparação com o último levantamento, feito no dia 15 de setembro, o ex-presidente oscilou dois pontos para cima e foi de 45% para 47%. Já o atual mandatário se manteve estável. Ciro Gomes caiu de 8% para 7%. Simone Tebet permaneceu com 5%, e Soraya Thronicke (União Brasil) foi de 2% para 1%.
Pesquisa estimulada
Na pesquisa estimulada (quando é apresentado os candidatos previamente) o resultado foi:
- Lula (PT): 47%
- Jair Bolsonaro (PL): 33%
- Ciro Gomes (PDT): 7%
- Simone Tebet (MDB): 5%
- Soraya Thronicke (União Brasil): 1%
- Felipe d’Avila (NOVO): 0%
- Sofia Manzano (PCB): 0%
- Vera (PSTU): 0%
- Léo Péricles (UP): 0%
- Constituinte Eymael (DC): 0%
- Padre Kelmon (PTB): 0%
- Em branco/nulo/nenhum: 4%
- Não sabe: 2%
Espontânea
Na espontânea (quando o pesquisador não apresenta os nomes dos candidatos) o ex-presidente Lula subiu de 41% para 42%, e Jair Bolsonaro se manteve estável com 33%.
- Lula (PT): 42%
- Jair Bolsonaro (PL): 31%
- Ciro Gomes (PDT): 4%
- Simone Tebet (MDB): 3%
- Outras respostas: 3%
- Em branco/nulo/nenhum: 4%
- Não sabe: 14%
Votos Válidos
No levantamento dos votos válidos, em que não são considerados os brancos, nulos e indecisos, o petista oscilou de 48% para 50%. Já o atual presidente caiu de 36% para 35%. O que significa que o pleito deste ano poderia ser definido no primeiro turno.
Segundo turno
Em um possível segundo turno, o resultado foi:
- Lula (PT): 54%
- Bolsonaro (PL): 38%
A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 20 e 22 de setembro e ouviu 6.754 pessoas em 343 munícipios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04180/22.
*Com informações do Istoé
Leia mais:
Sem citar Lula ou outro candidato, FHC defende “voto pró-democracia”
Pesquisa Ipec: Lula vai a 52% dos votos válidos e poderia ganhar no 1º turno
Redes sociais aumentaram chances de Bolsonaro vencer as eleições no último pleito
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱
Data folha mentiroso