×
Reivindicação

Em carta, servidores do Inpa criticam regimento que extingue coordenação de pesquisa

Previsto para entrar em vigor o próximo dia 5 de outubro, o novo regimento extingue a Coordenação de Pesquisa em Tecnologia e Inovação (Cotei)

INPA estuda ação de bacterias amazonicas contra dengue e malária
INPA estuda ação de bacterias amazonicas contra dengue e malária

Manaus (AM) – Mais de 70 pesquisadores e técnicos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) enviaram, ao ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Cesar Alvim, uma carta pedindo a revogação do novo regimento interno do órgão, feito sem transparência e sem diálogo com a comunidade científica.

Previsto para entrar em vigor o próximo dia 5 de outubro, o novo regimento extingue a Coordenação de Pesquisa em Tecnologia e Inovação (Cotei).

A carta enviada ao MCTI, tem o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Amazonas (Sindsep-AM), que lamenta o processo de sucateamento do Inpa ao longo dos últimos anos. O documento critica ainda a alteração no nome da Coordenação de Pesquisas em Sociedade, Ambiente e Saúde (Cosas) para uma “inadequada e fantasiosa denominação de bem estar social”.

Prestes a completar 70 anos, o Inpa conta com a atuação de 500 estudantes de doutorado e mestrado, em nove cursos de pós-graduação, além de um quadro de 173 pesquisadores, sendo mais do 60% em abono de permanência, podendo se aposentar a qualquer momento.
Confira, no anexo, a íntegra da carta.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Estudo do INPA aponta que bactérias amazônicas apresentam potencial para controlar dengue e malária

Projeto que atualiza dados do Herbário do Inpa recebe apoio do Governo

UEA e Inpa divulgam processo seletivo de estágio pós-doutoral; veja

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *