×
PLANEJAMENTO URBANO

Manaus aprova 2,4 milhões de metros em alvarás de construção na atual gestão

No Brasil, a construção civil gerou 35.156 novos postos de trabalho com carteira assinada em agosto de 2022

Planejamento urbano
Os dados do setor seguem parâmetros da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic). - Divulgação/Implurb

Manaus (AM) – Em 20 meses de gestão David Almeida, a Prefeitura de Manaus aprovou mais de 2,4 milhões de metros quadrados em novos alvarás de construção, impactando na geração de mais de 30 mil empregos diretos e indiretos no “construbusiness” em Manaus, desde obras, serviços e até fornecimento de materiais e insumos, de janeiro a agosto de 2022.

Os dados do setor seguem parâmetros da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic). No Brasil, a construção civil gerou 35.156 novos postos de trabalho com carteira assinada em agosto de 2022.

No Amazonas, no período, foram feitas 1.371 admissões formais no setor e há um estoque de 23.988 empregos diretos.

De acordo com a Cbic, a cada R$ 1 milhão de investimento, são gerados 7,64 empregos diretos. A construção movimenta os setores de serviço e comércio, com mais transporte, mais alimentação, mais contratação de mão de obra especializada e outros profissionais”, disse o vice-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), arquiteto e urbanista Claudemir Andrade.

Os números da gestão David Almeida são reflexo da eficiência e de metas atingidas com alto impacto na geração de emprego e aumento da renda da população.

Dados consolidados

Foram exatos 2.414.866,99 metros quadrados em alvarás de construção emitidos de janeiro de 2021 a agosto de 2022. No acumulado de 2022, de janeiro a agosto, foram 822.881,08 metros quadrados.

Durante os 20 meses, o Implurb expediu 1.790 alvarás de construção, sendo que este ano, de janeiro a agosto, foram 596 documentos licenciados pela autarquia.

Conforme a Cbic, os bons números apresentados até aqui pela construção vão provocar uma nova revisão na estimativa do crescimento do setor em 2022.

Em outubro, a Cbic deverá revisar a sua projeção de alta para o PIB setorial, que deverá continuar a crescer bem mais do que a economia nacional, pelo segundo ano consecutivo.

*Com informações da Prefeitura de Manaus

Leia mais:

Prefeitura tem crescimento de 44% em área de alvarás de construção

Manaus supera 500% em área de licenciamento de alvarás de construção

Prefeitura atinge mais de 33 mil atendimentos em licenciamento e serviços urbanos em 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *