Manaus (AM) – Duas novas espécies de anfíbios do gênero Allobates foram descobertas na Amazônia.
Os anuros, anfíbios que não possuem caldas, representados na natureza pelos sapos, rãs e pererecas, foram localizados na Reserva Extrativista do Baixo Juruá e na Floresta Nacional de Tefé, unidades de conservação localizadas no estado do Amazonas. A pesquisa recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
De acordo com a doutora em Ecologia e coordenadora do projeto, Albertina Pimental Lima, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), que coordenou o projeto, as novas espécies foram detectadas na primeira amostragem da pesquisa, que está em andamento.
Conforme relatou a pesquisadora, há potencial para novas descobertas científicas no decorrer do projeto, iniciado em março deste ano.
“Nós conseguimos registrar duas espécies novas de Allobates. Até o momento, realizamos as compras do material para a extração de sequência genética. Já estamos realizando o sequenciamento do material coletado, e iniciamos a descrição das duas espécies”, destacou Albertina.
Leia mais:
Estudo mostra que pequenos rios na Amazônia influenciam na especiação de aves
Menina de dois anos brinca na cama com sapos e vídeo viraliza
Economia na metrópole da Amazônia: do ciclo da borracha à Zona Franca de Manaus
