O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, abriu o Ano Judiciário de 2022 com discurso similar ao do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. O magistrado manteve o tom do STF, com o clamor para que a sociedade respeite a harmonia entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
O ministro abriu os trabalhos deste ano às 14h30, em sessão da Corte Especial, no formato híbrido – presencial e por videoconferência.
“Com entusiasmo, damos início à abertura do semestre forense. Renovamos a confiança em um ano de paz, produtividade, qualidade e trabalho efetivo, em favor da cidadania. Trabalho pelo avanço da democracia e harmonia para fortalecimento dos Poderes”, afirmou Martins.
O ministro lembrou dos desafios em mais um ano de pandemia de Covid-19 e pediu para que, de mãos dadas, os “cidadãos construam um Judiciário mais forte”.
Mais cedo, às 10h30, o Supremo Tribunal Federal (STF) abriu o Ano Judiciário, sem a participação do presidente Jair Bolsonaro (PL) e com forte discurso do presidente da Corte, Luiz Fux, sobre democracia. Fux ressaltou que 2022 será um ano com muitos desafios e com eleições gerais, e enfatizou que todos os brasileiros devem buscar o bem da nação.
“A democracia não comporta disputas baseadas no ‘nós contra eles’. Todos os brasileiros devem buscar o bem da nação. Entre lutas e barricadas, vivemos um Brasil democrático”, assinalou Fux.
*Com informações do Metrópoles
Leia mais:
STF define regra para reembolso de hospitais particulares por estados
OAB Nacional elegerá novo presidente nesta segunda-feira (31/1)
STJ mantém decisão e proíbe reajuste da tarifa de água em Manaus
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱