×
general

Tomás Miguel Ribeiro Paiva: conheça mais sobre o novo comandante do Exército Brasileiro

Nome foi escolhido, após a demissão de Júlio César de Arruda

Tomás Miguel Ribeiro Paiva, General do Exercito. Foto: Divulgação

O substituto escolhido pelo presidente para o cargo de comandante do Exército, após a demissão de Júlio César de Arruda, foi o comandante militar do Sudeste, Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva. A escolha vem um dia depois o pronunciamento de Paiva à sua tropa, onde pediu por respeito aos resultados das urnas e chamou os últimos atos no país de “terremoto político”.

Aos 62 anos, Ribeiro Paiva nasceu na capital paulista e já foi chefe de gabinete do general Eduardo Villas Bôas. Ele assumiu o comando do CMSE em abril de 2021, ainda na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A unidade abrange 59 organizações militares e tem um efetivo de mais de 17 mil militares.

Quando ainda havia expectativa sobre que nome Lula escolheria para iniciar seu governo à frente do Exército, Ribeiro Paiva era tratado como o segundo da lista. A escolha se confirmou por Arruda, em acordo com a equipe de transição.

No Exército desde 1975, Ribeiro Paiva foi aluno da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas (SP), tem cursos de Formação, de Aperfeiçoamento, de Comando e Estado-Maior, além de especialização em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Ele também foi ajudante de ordens dos ex-presidentes Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso.

Durante sua trajetória na caserna, Ribeiro Paiva também comandou a Academia Militar das Agulhas Negras, a instituição de ensino superior responsável pela formação dos oficiais combatentes de carreira do Exército Brasileiro. Em 2012, ele comandou a Força de Pacificação da Operação Arcanjo VI, no Complexo da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro.

Sua chegada ao posto de general do Exército aconteceu em julho de 2019, quando passou a integrar o Alto Comando do Exército.

‘Tem que respeitar o resultado da urna’ Em discurso no Quartel-General Integrado (QGI), em São Paulo, durante evento que homenageava os militares mortos durante terremoto no Haiti, nesta quarta-feira, Ribeiro Paiva pediu a sua tropa respeito aos resultados das urnas e chamou os últimos atos no país de “terremoto político”.

“Também é o regime do povo. Alternância de poder. É o voto, e quando a gente vota, tem que respeitar o resultado da urna. Não interessa. Tem que respeitar. É essa a convicção que a gente tem que ter, mesmo que a gente não goste. Nem sempre a gente gosta, nem sempre é o que a gente queria. Não interessa. Esse é o papel da instituição de Estado, da instituição que respeita os valores da pátria. Somos Estado”, afirmou o general.

O general comentou ainda os últimos acontecimentos do país e criticou o e criticou ainda os atos mobilizados pela internet. O vídeo com o discurso foi publicado no canal oficial do Comando Militar do Sudeste no Youtube.

*Com informações do Extra

Leia mais:

Lula demite general Júlio César, comandante do Exército

Ibaneis Rocha entregará celular à PF nesta segunda-feira (23)

Lula vai a Roraima para levar suporte aos indígenas Yanomami em situação de desnutrição

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *