×
Circo Caboclo

Companhia de circo de Manaus apresenta espetáculo circense em Belém

Além das apresentações, os artistas de Manaus darão três oficinas de técnicas circenses na “metrópole da Amazônia”

Laisa Silva e Jean Winder em espetáculo circense Foto: Paulo Dessana

Belém (PA) — A companhia amazonense Circo Caboclo apresenta, em Belém (PA), a “Experiência Flutuante — Espetáculo acrobático”, nos dias 7 e 8 de março, às 19h, no Teatro Experimental Waldemar Henrique, na Avenida Presidente Vargas, 645, no bairro Campina. O espetáculo é livre para todos os públicos e a entrada gratuita. Além das apresentações, os artistas de Manaus darão três oficinas de técnicas circenses na “metrópole da Amazônia”.

O projeto é uma proposta artística que mescla acrobacia, a dança, a música e a atuação em cena. O espetáculo conta com números de acrobacia de solo, acrobacia aérea, manipulação e números de equilíbrio.

No elenco, estão os acrobatas Jean Winder e Laisa Silva, na música Alexandre da Amazônia, Cícero Benedito e Wilkerson Lima, iluminação de Daniel Ferrat, com a produção de Jean Winder e Amanda Magaiver (Manaus), além de Yure Lee (Belém). Cícero Benedito também como videomaker e fotógrafo.

O espetáculo circense é composto de acrobacias aéreas em conjunto com a música ao vivo, visando trazer sensações diferentes e emocionar a plateia.

“A nossa maior recomendação é que o público venha curioso e disposto a se divertir porque tenho certeza de que é isso que acontecer. Todo mundo ficará bem impressionado e contente assim que absorver a proposta por estar vendo assim esse tipo de conteúdo pessoalmente”,

explica o acrobata Jean Winder.

Intercâmbio cultural

Circo Caboclo apresenta espetáculo em Belém Foto: Divulgação

A companhia independente, por meio do espetáculo, realiza um intercâmbio cultural entre os artistas de Manaus (AM) e Belém (PA). Conforme Winder, a exibição marca uma parceria para fortalecer a classe artística do Norte, que visa mais apresentações, cursos e espetáculos no futuro.

“Esse movimento faz com que tenhamos uma relação muito fortalecedora entre os artistas do Norte do Brasil. Apresentaremos o espetáculo em Belém e daremos três oficinas de técnicas circenses. Então, temos esse objetivo de ter um diálogo com a classe artística de Belém, do Pará, isso fortalecerá as nossas relações. Aproveitaremos para contribuir com a formação livre dos artistas do Pará, compartilhando as nossas experiências, as nossas técnicas. Considero isso muito importante para fortalecer o diálogo entre as nossas cidades para termos um diálogo mais direto, algo definidor de objetivos, de focos e esse espetáculo representará nesse momento um entendimento bem geográfico da questão”,

Experiência circense

A acrobata Laisa Silva atua como professora de balé e, na arte circense, se arrisca realizando atividades aéreas em aparelho e tecido, se dedicado para realizar as atividades artísticas com perfeição e convida para o espetáculo. “Tenho certeza de que esse espetáculo vai encantar e que as pessoas vão gostar”, conta.

A “Experiência Flutuante” conta com um proposta musical mescladas as performances artísticas. Ao lado de Alexandre da Amazônia e Wilkerson Lima, o músico Cícero Benedito conta que as músicas buscam fazer uma unicidade entre o urbano e o natural.

“Visamos criar as músicas a partir de instrumentos variados, alguns deles sendo indígenas, por exemplo, e outros com mais contemporâneos, como a guitarra, o baixo e bateria, juntos a esses instrumentos temos também flautas. O intuito é ir atrás de uma percussividade, buscamos um canto mais feroz, trazer essa perspectiva dessa construção entre um ponto e outro”,

afirma.

“Na música buscamos trazer essa dimensão da sensação, dessa flutuação entre um ponto e outro, de uma liberação, de tensão e um relaxamento pautado pela construção artística que todos nós buscamos trazer para esse espetáculo”, destaca Cícero.

Jean Winder no espetáculo “Experiência Flutuante” Foto: Paulo Dessana

Cia Circo Caboclo

O projeto “Experiência Flutuante — Espetáculo acrobático” é realizado pela Companhia Circo Caboclo. Criada em 2017, a companhia de artes se dedica à investigação e produção artística por meio da linguagem circense, na cidade de Manaus.

Fundada pelo artista amazonense Jean Winder, a cia Circo Caboclo propõe estabelecer e produzir processos artísticos entre profissionais latino-americanos e ressignificar “fronteiras” por meio da arte e da tecnologia. Mais detalhes da companhia no Instagram: @circocaboclo.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Circo Caboclo estreia espetáculo “Experiência Flutuante” em Manaus

Acrobata do Amazonas leva arte circense para novas gerações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *