×
Sustentabilidade

Impacto Amazônia: Manaus recebe lançamento de movimento da ONU pela floresta em pé

O Impacto Amazônia é uma iniciativa inédita do Pacto Global da ONU no Brasil para engajar o setor empresarial em prol da região

Lançamento do Impacto Amazônia em Nova York Foto: Divulgação

Manaus (AM) – Manaus receberá a primeira ação no Brasil do Movimento Impacto Amazônia. A iniciativa do Pacto Global da ONU foi lançada durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, realizada em setembro, e representa um compromisso de empresas e organizações pela floresta em pé e pelo enfrentamento do desmatamento.

O pontapé para o Movimento no país ocorrerá no dia 4 de outubro, com um evento na sede da concessionária Águas de Manaus, na Avenida André Araújo, bairro Aleixo, em Manaus.

Na ocasião, serão realizados painéis com foco nas agendas de saneamento básico e segurança hídrica. Representantes da ONU, Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus, Unicef, Águas de Manaus, Eletrobrás, BID Invest, Coca-Cola e de outras organizações com atuação em todo o país participará das rodas de conversa, que ocorrem das 8h30 às 12h25.

“O Impacto Amazônia é uma iniciativa inédita do Pacto Global da ONU no Brasil para engajar o setor empresarial em prol da região. A Amazônia é o reservatório das águas do mundo, detém 65% da água subterrânea do Brasil, e é nosso regulador climático. O Movimento é transversal, é uma iniciativa que queremos mostrar para o público de Manaus que estamos atentos e atuantes para a proteção da floresta”,

explica Camila Valverde, Diretora de Impacto e COO do Pacto Global da ONU no Brasil.

Por meio do engajamento dos setores público e privado, o Movimento Impacto Amazônia desenvolverá diversas ações específicas do Movimento e outras com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Para isso, serão colocados em prática planos de ação, diligências, apoio a projetos de bioeconomia nas comunidades amazônicas e o fortalecimento aos povos originários.

O Impacto Amazônia contará com uma estratégia de engajamento e desenvolvimento de ações junto às empresas que contempla dois pilares-chave: enfrentamento do desmatamento e manutenção da floresta em pé.

As empresas que aderirem ao Movimento assumem o compromisso de, até 2030, implementar iniciativas e projetos que assegurem que a operação e a cadeia de valor da companhia não contribuam com o desmatamento e promovam ações para manter a floresta em pé. O Impacto Amazônia é o primeiro Movimento do Pacto Global da ONU no Brasil a ter como foco uma região.

“Nosso trabalho diário com o saneamento básico passa pela preservação do meio ambiente. Pensar na floresta em pé e em igarapés limpos é necessário para podermos ter mais qualidade de vida, melhores índices de saúde, mais oportunidades de turismo. Tudo está ligado, e, por isso, agradecemos a confiança do Pacto Global em trazer esse evento histórico para Manaus, uma cidade que está no centro de um bioma que precisa ser preservado”,

destaca o diretor-presidente da Águas de Manaus, Diego Dal Magro.

Sobre o Pacto Global da ONU

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.

Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 21 mil participantes distribuídos em 65 redes locais, reúne 18 mil empresas e 3.800 organizações não-empresariais baseadas em 101 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com abrangência e engajamento em 162 países. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org

O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.900 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Soluções, projetos e inovações para o desenvolvimento na Amazônia são apresentados em Nova York

Lula é ovacionado após discurso na Assembleia-Geral da ONU

Governo vai investir R$ 2 bilhões para segurança na Amazônia Legal

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *