Manaus (AM) – O Conselho de Sentença da 3.ª Vara do Tribunal do Júri condenou, na última sexta-feira (24), o réu Marcelo dos Santos Amaral pelo crime de feminicídio cometido contra Marlice Andrade da Silva. O juiz presidente do Júri, magistrado Carlos Henrique Jardim da Silva, fixou a pena do acusado em 27 anos e nove meses de reclusão, em regime inicialmente fechado.
O crime ocorreu no dia 8 de maio de 2023, por volta de 1h30, na rua Rondônia, comunidade Itaporanga 2, bairro Nova Cidade, Zona Norte de Manaus, quando o réu asfixiou a vítima, que era sua companheira, provocando-lhe a morte.
A relação entre vítima e acusado era marcada por brigas e discussões e, no dia do crime, vizinhos teriam ouvido gritos da vítima, que foi encontrada morta por vizinhos em sua casa, horas depois. Segundo o inquérito policial, a vítima estava amordaçada, com diversas lesões na face e com os pés e mãos amarrados para trás, demonstrando que, antes de asfixiada, fora agredida pelo acusado.
Conforme a denúncia do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), o crime foi cometido por motivo fútil, em razão de ciúmes do denunciado, que acreditava estar a vítima mantendo relação com outra pessoa, “evidenciando enorme desproporção reativa contra a vítima”, sustentou a acusação.
A certidão de óbito da vítima traz, como causas da morte, “insuficiência respiratória, asfixia mecânica e constrição cervical”.
Durante o interrogatório o réu confessou o crime, mas alegou que nunca havia praticado violência doméstica contra a vítima. Ele encontrava-se preso durante todo o curso do processo e após a sentença foi reconduzido à unidade prisional.
No julgamento o MPE foi representado pelo promotor Luiz do Rêgo Lobão Filho.
A defesa foi feita pelo defensor público Gabriel Herzog, que sustentou a tese da desqualificação da qualificadora referente à futilidade, e da inimputabilidade relativa.
*Com informações do TJAM
Leia mais:
Texto da reforma tributária do Senado mantém competitividade da ZFM, afirma deputado
Prazo de entrega de documentos da CNH Social no interior do AM encerra nesta quinta
Lula escolhe Flávio Dino para ocupar vaga deixada por Rosa Weber no STF
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱