O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados instaurou, nesta quarta-feira (13), durante sessão, um processo de cassação contra o deputado federal André Janones (Avante). O parlamentar é acusado de praticar ‘rachadinhas’, após a divulgação, em novembro, de áudios que pedia que seus assessores devolvessem parte do salário.
O deputado Leur Lomanto Júnior (UB), presidente do colegiado, sorteou o nome dos três parlamentares que vão compor a lista para a escolha do relator: Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT), Guilherme Boulos e Sidney Leite (PSD-AM). O presidente do colegiado decidirá, a partir da lista tríplice, quem fará a relatoria da cassação.
O Conselho de Ética tem caráter consultivo, ou seja, pode apenas fazer recomendações, sem poder deliberar sobre a cassação. A discussão do processo ficará para 2024.
Assinado pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, o requerimento foi protocolado no último dia 28. A gravação da cobrança do deputado foi feita por um ex-assessor, mas Janones diz que vai provar que a fala foi retirada de contexto.
Leia mais:
Rachadinha de Janones é investigada pela Polícia Federal, PGR e até Abin
PT e Janones cobram explicações sobre áudio de ministro do TCU sobre golpe militar
Marcelo Ramos comemora vitória de Lula em SP com Alckmin, Tebet, Janones e aliados
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱