×
Áudio vazado

PT e Janones cobram explicações sobre áudio de ministro do TCU sobre golpe militar

No áudio, o ministro afirma que conversou com o presidente Jair Bolsonaro (PL) e que militares estariam preparando um golpe para impedir a posse de Lula (PT)

Brasília (DF) – A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, foi às redes sociais cobrar explicações do ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes, que em um áudio vazado neste domingo, 20, fala sobre um suposto “movimento forte nas casernas”. Na postagem, Gleisi escreveu: “Estamos aguardando explicações públicas de Augusto Nardes sobre o áudio do golpismo. Grave que ministro do TCU se envolva nesse tipo de coisa. Qual a intenção dessa fala?”.

O deputado federal e um dos responsáveis pela estratégia de redes sociais da campanha de Lula, André Janones (Avante/MG), usou o Twitter para comunicar que vai protocolar “requerimento para que o Ministro do Tribunal de Contas da União, Senhor João Augusto Ribeiro Nardes, compareça à Câmara para prestar esclarecimentos sobre suas declarações de cunho golpista”. A postagem foi feita também nesta segunda-feira (21).

No áudio, o ministro afirma que conversou com o presidente Jair Bolsonaro (PL) e que militares estariam preparando um golpe para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ministro afirma, na mesma gravação, que “em questão de horas, dias, no máximo, uma semana, duas, talvez menos do que isso (haverá) um desenlace bastante forte na nação, imprevisíveis, imprevisíveis”. Conforme outros ministros do TCU ouvidos pelo Estadão, o áudio encaminhado por Nardes a um grupo de representantes do agronegócio é “blefe puro”.

Em nota encaminhada ao Estadão, a assessoria de comunicação do TCU afirma que Nardes lamenta a interpretação de áudio “despretensioso gravado apressadamente” para um grupo de amigos e que o ministro repudia “manifestações de natureza antidemocrática e golpistas”.

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS), um dos líderes na articulação do governo de transição de Lula no Congresso Nacional, criticou os comentários do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes.

Ambos foram deputados federais e estaduais no Rio Grande do Sul antes da eleição de Nardes ao cargo, em 2005. Para ele, o vazamento do áudio não é mero acaso.

“Custo a acreditar que esse áudio teria vazado por acaso. Acho que o Nardes não é ingênuo a ponto de mandar um áudio como esse pra um grupo pra imaginar que ele não iria vazar”, disse Pimenta.

“O Nardes está muito mais querendo ocupar o espaço político mesmo, é estratégia pensada.”, apontou.

Ele cobrou uma resposta das autoridades. “Nós não podemos permitir que não se crie nenhum ambiente de impunidade. Acho absolutamente necessário que o STF e a PGR sejam exemplares nessa semana, na identificação dos organizadores das novas ações que aconteceram”, completou.

*Com informações do Istoé

Leia mais:

Comando Militar do Nordeste pede ao Twitter que bloqueie conta falsa

Polícia Civil alerta para golpes na Black Friday

Vereador Sassá repudia atentado contra casa de dirigente do PT em Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *