×
Contexto

Guedes promete e Omar diz que Governo tem que excluir ZFM de novo decreto sobre IPI

O ministro Paulo Guedes, também na sexta, enviou mensagem ao senador Omar Aziz (PSD) informando que o Palácio do Planalto reeditará, ainda esta semana, o decreto que estabelece as novas regras referentes ao imposto

Divulgação

Após anunciar, na sexta-feira (18), a disposição do Ministério da Economia de elevar de 25% para 35% a redução das alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), o ministro Paulo Guedes, também na sexta, enviou mensagem ao senador Omar Aziz (PSD) informando que o Palácio do Planalto reeditará, ainda esta semana, o decreto que estabelece as novas regras referentes ao imposto.

“O ministro Guedes realmente me mandou mensagem assegurando que um novo decreto será assinado. O que a gente pede é que as indústrias que passam por PPB tenham seus produtos excluídos do decreto anterior. A expectativa é que o que foi acertado seja cumprido”, declarou Omar à coluna.

Na mensagem a Omar, Guedes diz que o presidente Jair Bolsonaro honrará o compromisso assumido há duas semanas com o governador Wilson Lima, deixando de fora do decreto os produtos da Zona Franca de Manaus amparados pelo PPB (Processo Produtivo Básico).

Guerra fiscal

Em nova guerra fiscal contra o Estado do Amazonas, o governo de São Paulo aventa a possibilidade de anular os créditos de ICMS referentes a compras realizadas na Zona Franca de Manaus.

Essa pendenga dos paulistas contra a ZFM é antiga, já tendo sido motivo de batalha judicial no âmbito do Supremo Tribunal Federal, vencida pelo Amazonas.

Cidade acompanha

No sábado (19), o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), visitou o Parque das Laranjeiras onde acompanhou a obra de ampliação da rede de drenagem do bairro realizada pela Seminf.

Ao lado do vice-prefeito Marcos Rotta, o parlamentar elogiou a ação da Seminf para acelerar a obra, que foi uma demanda sua encaminhada ao prefeito David Almeida.

Cacique corrupto

A prisão de um cacique e um servidor da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Aripuanã pode desmascarar o envolvimento de líderes indígenas com negócios ilegais de ouro no Mato Grosso.

Conforme a operação da Polícia Federal e do Ibama, o cacique pode ter recebido 20% do ouro contrabandeado a partir da Terra Indígena Aripuanã, da etnia Cinta Larga.

Arthur pré-candidato

Será na quinta-feira (24) o lançamento da pré-candidatura ao Senado do ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto (PSDB).

O lançamento acontecerá no Jevian Festas e Eventos, localizado na rua Javari, 948, conjunto Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul, às 18 horas.

“Brasil à deriva”

A Editora Valer prepara o lançamento, em Manaus, no próximo dia 23, do livro “Brasil, um país à deriva”, de autoria do ex-vice-governador do Amazonas, Samuel Hanan, em parceria com o filho Daniel Falcone Hanan.

A solenidade será no auditório Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, no 2° andar do Centro Administrativo Desembargador José Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à sede do TJAM, no bairro do Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus.

Vice escolhido

O ministro da Defesa, Walter Braga Neto, deverá ser o vice do presidente Jair Bolsonaro na disputa eleitoral deste ano.

A dica foi dada pelo presidente em entrevista à Jovem Pan, quando ele sinalizou que o vice seria um militar de carreira do Exército e natural de Minas Gerais, não deixando dúvidas sobre o nome do general Braga Neto.

“Moraes iria perder”

Para o presidente Bolsonaro, o ministro do STF Alexandre de Moraes recuou da decisão de bloquear o Telegram no país porque sabia que perderia no plenário do Supremo.

“O nosso advogado-geral da União, Bruno Bianco, entrou com uma ação sexta e sábado, muito bem fundamentada, levando-se em conta a jurisprudência do próprio Supremo. A ação caiu para a senhora Rosa Weber, que já era autora de uma jurisprudência, ou seja, o Alexandre de Moraes ia perder no plenário isso e resolveu recuar”, disse Bolsonaro.

Alerta de golpe

O fato de que muitas pessoas acumulam dívidas e restringem seus nomes no mercado se torna um atrativo para que golpistas enganem esses indivíduos com falsas promessas de empréstimos bancários.

A propósito, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), divulgou um alerta geral à população sobre o perigo do golpe do empréstimo negativado.

Segundo a PC, para seduzirem os desavisados, os criminosos prometem todas as facilidades para a obtenção de empréstimos mesmo com os nomes das pessoas enfrentando restrições no Serasa.

Vacinação infantil

Em Manaus, o Dia Mundial da Infância (21 de Março) foi comemorado com um apelo da SES-AM em favor da vacinação infantil.

“Além de um direito da criança, a vacina é um ato de amor”, diz o secretário Anoar Samad, chamando a atenção para a importância da BCG, aplicada na criança ao nascer como principal maneira de prevenir formas graves de tuberculose.

A cobertura vacinal para BCG é de 80,64% no Amazonas, precisando atingir o patamar de 90% recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Parlamentares reagem

Em clima de disputa pré-eleitoral, diversos parlamentares, principalmente bolsonaristas, reagiram nas redes sociais contra os ataques desferidos pelo ex-presidente Lula contra o Congresso Nacional em visita ao assentamento Eli Vive, em Londrina, no último sábado, em evento do MST.

“O Congresso Nacional nunca esteve tão deformado como está agora. Nunca esteve tão antipovo, tão submisso aos interesses antinacionais. É talvez o pior Congresso que já tivemos na história do Brasil”, criticou Lula.

No Twitter, parlamentares indignados com os ataques disseram que Lula se desgastou com o Congresso ao denegrir a instituição “com autoritarismo e prepotência”.

Moro na ofensiva

Pré-candidato à Presidência da República pelo Podemos, o ex-juiz Sérgio Moro, chamado de “figura grotesca” por Lula em Londrina, usou o Twitter para responder ao ex-presidente e ex-presidiário condenado pela Operação Lava Jato.

“Lula sinaliza apoio à retomada das invasões de terra e aproveita a oportunidade para me ofender, omitindo o roubo à Petrobras. Defenderei não só a propriedade privada, mas também a pública contra os assaltos do PT e seus parceiros”, destacou Moro.

Tibé em Manaus

O deputado federal Luis Tibé, presidente nacional do Avante, será uma das estrelas, ao lado do prefeito David Almeida, em um mega evento que está sendo programado
pelo partido para marcar a festa de filiação do ex-deputado estadual Sabá Reis à legenda.

O Olímpico Clube será o palco da festa da mudança de Sabá do PL para o Avante.

Coquetel da Astra

A AstraZeneca divulgou ontem que o seu coquetel à base de anticorpos contra a Covid-19 neutralizou as subvariantes da Ômicron, incluindo a subvariante BA.2, altamente contagiosa.

Os testes ocorreram em laboratório na Universidade de Washington, nos Estados Unidos.

Leia mais:

Art. 71. Menina ou Menino? O drama da criança Intersexual (hermafrodita)

Ciro Gomes recebe título de Cidadão do Amazonas e anuncia pré-candidaturas do PDT

Partidos vão devolver dinheiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *