×
PCD

Cresce a procura por vagas de emprego para pessoas com deficiência

O aumento é atribuído à crescente conscientização sobre a importância da inclusão no local de trabalho

O ano de 2023 registrou um aumento na procura por oportunidades de emprego destinadas a pessoas com deficiência (PcD), segundo dados do Banco Nacional de Empregos (BNE). Em comparação com o ano anterior, o número de currículos cadastrados na plataforma subiu de 1.759 em 2022 para 3.922 em 2023, representando um crescimento de aproximadamente 123%.

O diretor de operações do BNE, José Tortato, atribui esse aumento à crescente conscientização sobre a importância da inclusão no local de trabalho.

“Empresas de diversos setores têm adotado políticas mais inclusivas, criando um ambiente de trabalho mais equitativo e contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva para todos”,

afirma Tortato.

Apesar desses avanços, Tortato destaca que ainda há muito a ser feito. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2022, estima-se que existam 18,6 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, mais da metade são mulheres, totalizando 10,7 milhões.

No entanto, mais de 55% dessas pessoas enfrentam a informalidade no mercado de trabalho, enquanto apenas 26,6% conseguem emprego formal, em comparação com a média nacional de ocupação de 60,7%.

Banco Nacional de Empregos

Há mais de 20 anos no mercado, o Banco Nacional de Empregos (BNE) é um dos sites de currículos mais importantes do Brasil.

O principal objetivo é facilitar a interligação entre o empregador e empregado no mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente. O BNE conta com mais de 135 mil empresas cadastradas, que buscam currículos diariamente e oferecem diversas novas oportunidades de trabalho todos os dias. 

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Maioria dos trabalhadores PCDs estão em empresas por conta da Lei de cotas, diz auditor

Amazonas discute políticas para construção do Plano Nacional dos Direitos de PCDs

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *