Manaus (AM) – “Com José, sonhar os sonhos de Deus”. Inspirado por esta temática, o Santuário Arquidiocesano São José Operário realiza, nesta terça-feira (19), a “Solenidade de São José, Esposo da Virgem Maria 2024”. O dia festivo será marcado com as tradicionais novenas, nos horários de costume, às 6h, 9h, 12h, 16h e 19h.
A solenidade ocorre nas dependências do próprio Santuário, localizado no bairro Praça 14 de Janeiro, Zona Sul de Manaus. A procissão, por sua vez, começa às 17h, concluindo com a celebração da Missa, presidida pelo cardeal Dom Leonardo, arcebispo metropolitano de Manaus.
O Pároco-Reitor do Santuário, Pe. Francisco Lima, comentou sobre a expectativa para esse momento de alegria e evangelização, tendo em vista que o Santuário potencializou na cidade de Manaus, há praticamente 25 anos, a devoção a São José Operário, Esposo da Virgem Maria.
“A expectativa é aquela que se apresenta todo dia 19, porque temos um grande número de peregrinos que vêm das diversas paróquias da Arquidiocese de Manaus e de cidades do interior. Além disso, continuar com o caminho que foi iniciado com a celebração do Ano de São José, por meio da Carta Patris Corde, do Papa Francisco, e aprofundar diversas temáticas, que estamos denominando de ‘Catequeses Josefinas’, ou seja, temas de cunho bíblico, teológico e pastoral ligados à figura São José para que os devotos possam aprofundar cada vez mais sua fé sempre centrada em Cristo”,
disse o salesiano de Dom Bosco.
Procissão
Um dos momentos mais aguardados da Solenidade é a procissão em honra ao Glorioso São José, pelas ruas do bairro Praça 14 de Janeiro e Cachoeirinha. Neste ano, a procissão sairá do Santuário por volta das 17h, seguindo pela Av. Visconde de Porto Alegre, Av. Sete de Setembro, Av. Castelo Branco, Av. Ramos Ferreira e rua Duque de Caxias. O trajeto será finalizado na área externa da paróquia com a novena de encerramento e a celebração da missa, às 19h, presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Manaus, Cardeal Leonardo Steiner.
Temática
O tema escolhido para a Solenidade deste ano está centralizado no termo “sonho” e na ação “sonhar”, sendo fundamentada em duas motivações, a primeira é bíblica, propriamente ligada à vida de São José, tendo em vista que no evangelho de Mateus o anúncio da concepção de Jesus é feito a José, quando ele toma conhecimento que Maria estava grávida e, os demais sonhos que o acompanham. A segunda motivação é carismática, ligada à experiência salesiana, porque o Santuário São José é uma paróquia confiada aos cuidados aos Salesianos, conforme explica o Pe. Francisco Lima.
“A motivação bíblica ocorre, porque sabemos que São José não diz uma única palavra nos textos bíblicos e tudo aquilo que Deus lhe revela foi pelos sonhos. Os sonhos fazem parte da experiência de José com Deus na sua interioridade. Então, o sonho é um tema tipicamente josefino. Segundo elemento, porque somos uma paróquia salesiana, e Dom Bosco aos 9 anos de idade teve um sonho profético, que depois ao longo da sua vida vai lhe ajudando a compreender a sua vocação e missão com os jovens. Neste ano, celebramos os 200 anos deste sonho de Dom Bosco”, detalha.
Leia mais
Justiça nega pedido para suspender retirada de flutuantes da orla de Manaus
Prato Cheio alcança 12 milhões de refeições servidas no Amazonas desde 2020
PIB do Amazonas cresce 2,19% no 4º trimestre de 2023
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱