Manaus (AM) — O Produto Interno Bruto (PIB) do Amazonas e dos outros seis estados do Norte do Brasil terão alta de 3,3% neste ano, um patamar acima da previsão para o PIB nacional, que é de 2%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (11), por meio de um estudo do Departamento Econômico do banco Santander.
A expectativa é que, em 2025, a região Norte alcance 2,7%, enquanto a economia brasileira deve chegar a 1,8%.
“Após ter crescido 3,5% em 2022 e 4,1% em 2023, a região deve manter desempenho acima da média nacional nos próximos dois anos, impulsionada pelo emprego e pelas transferências governamentais”, pontua o economista do Santander Gabriel Couto, autor do estudo juntamente com os economistas Rodolfo Pavan e Henrique Danyi.
Ao analisar a região Norte, no ramo do varejo, os estados do Amapá, Acre e Roraima se sobressaíram. No setor de serviços, que inclui o comércio, o destaque foi para Tocantins, Amazonas e Acre.
O Santander espera que em 2024, o PIB industrial dos estados da região Norte cresça 3,7%, maior alta entre os três setores de atividade, pela ótica da oferta.
Leia mais:
PIB do Amazonas cresce 1,9% no 1º trimestre de 2024
PIB do Amazonas cresce 2,19% no 4º trimestre de 2023
PIB do Amazonas cresce acima da média nacional e totaliza R$ 131,5 bilhões em 2021
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱