×
Queimadas

Manaus volta a ter céu coberto por fumaça nesta terça-feira

Segundo o aplicativo Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), a qualidade do ar é considerada "moderada" na maioria dos bairros.

Foto: Reprodução

Manaus enfrenta novamente um céu coberto de fumaça nesta terça-feira (10). Após já ter passado por situações semelhantes em dias anteriores, a cidade sofre com uma densa camada de poluição que reduz a visibilidade e pode afetar a saúde dos moradores.

Leia também: Fumaça de queimadas provoca suspensão de aulas em duas cidades do Amazonas

Segundo o aplicativo Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), a qualidade do ar é considerada “moderada” na maioria dos bairros.

A fumaça é originada dos focos de queimadas na região amazônica, que foram intensificados pela estação seca. Especialistas alertam que, além dos danos ambientais, a fumaça pode provocar problemas respiratórios, especialmente em pessoas com condições pré-existentes e em crianças.

Estiagem

O governador Wilson Lima declarou, na quarta-feira (28), durante reunião do Comitê de Enfrentamento à Estiagem, Situação de Emergência nos 62 municípios amazonenses por conta dos efeitos da estiagem que atinge o estado, ao assinar um novo decreto que alcançou 42 cidades.

No dia 5 de julho, o governador já havia assinado decreto de Situação de Emergência para 20 cidades das calhas do Juruá, Purus e Alto Solimões. Na reunião também foi assinado um decreto que declara situação de Emergência de Saúde Pública, atendendo recomendação do Ministério da Saúde.

“Desde o início do ano estamos mantendo uma interlocução com o Governo Federal, mostrando o que os nossos especialistas tinham como previsão para este ano e, infelizmente, tem se confirmado e ao que tudo indica teremos uma seca muito grave. Só no Alto Solimões, o rio está 60 centímetros abaixo do mesmo período do ano passado. O Rio Negro está a 4 metros abaixo do mesmo período do ano passado. Tudo indica que os rios vão baixar como nunca baixaram antes”, relatou Wilson Lima.

Até esta quarta-feira, de acordo com a Defesa Civil do Amazonas, 77.499 famílias já haviam sido afetadas pela estiagem no estado. No âmbito da assistência humanitária, cerca de 730 toneladas de alimentos já foram distribuídas para municípios do interior.

Também já foram instalados 24 purificadores de água, sendo 10 deles direcionados para a calha do Alto Solimões, além do envio de 100 caixas d’água para melhorar o acesso à água potável.

Os decretos terão validade de 180 dias e entram em vigor a partir da data de publicação no Diário Oficial do Estado (DOE-AM).

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *