×
decisão

Ministro do STF suspende reeleição de Roberto Cidade para terceiro mandato da presidência da Aleam

Procuradora Geral da República (PGR) entendeu que houve manobra dos deputados com antecipação das eleições para o biênio 2025-2026

Roberto Cidade foi candidato à Prefeitura de Manaus e foi apenas o quarto mais votado
Roberto Cidade foi candidato à Prefeitura de Manaus e foi apenas o quarto mais votado. Foto: Divulgação

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, suspendeu a eleição antecipada da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta segunda-feira (28). O pleito, em abril de 2023, deu ao deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) a reeleição para o terceiro biênio (2025-2026) como presidente do parlamento.

Em 19 de outubro, o ministro Dias Toffoli deu dez dias para a Aleam explicar como aconteceu o processo de reeleição de Roberto Cidade para o cargo de presidente. A Procuradora Geral da República (PGR) entendeu que houve manobra dos deputados, que permitiu a reeleição de Cidade para o terceiro mandato, e entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI).

O Partido Novo, requerente da ADI, foi quem questionou a Emenda Constitucional nº 133/2023, que permitiu a antecipação da Mesa Diretora.

“A requerente afirma que o dispositivo impugnado viola os princípios democrático e republicano, pois antecipa, de forma indevida, as eleições para o segundo biênio da legislatura da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, o que comprometeria a periodicidade e a contemporaneidade do processo de escolha da mesa diretora”, diz trecho da decisão.

Entenda

Em fevereiro de 2023, o deputado estadual Roberto Cidade foi eleito presidente do parlamento, pela segunda vez, junto da Mesa Diretoria, para o biênio (2023-2024). A chapa encabeçada pelo parlamentar foi a única na disputa. Meses depois, em abril, houve mudança na constituição e no regimento interno da Aleam e a antecipação, em dois anos, da nova eleição para o biênio (2025-2026).

Novamente como única chapa, a Mesa Diretoria liderada pelo presidente Roberto Cidade venceu com 23 votos dos deputados presentes. À época, deputados de primeira legislatura reclamaram do formato da eleição.

Novas eleições

Na decisão, o ministro Cristiano Zanin suspende os efeitos da eleição para o terceiro mandato de Roberto Cidade e determina que a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas realize novas eleições para a Mesa Diretora do biênio 2025-2026, cuja data deverá ser definida pela própria Assembleia, dentro dos parâmetros fixados pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Procurada pela equipe do Em Tempo, a assessoria do deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) ainda não retornou o contato.

Composição da Mesa Diretoria (2025-2026)

Roberto Cidade (União Brasil) – Presidente

Adjuto Afonso (UB) – 1° Vice-Presidente

Abdala Fraxe (Avante) – 2° Vice-Presidente

Joana Darc (UB) – 3° Vice-Presidente

Alessandra Campelo (PSC) – Secretária-Geral

Delegado Péricles (PL) – 1° Secretário

Cabo Maciel (PL) – 2° Secretário

João Luiz (Republicanos) – 3° Secretário

Sinésio Campos (PT) – Corregedor da Casa

Felipe Souza (PATRIOTA) – Ouvidor

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *