×
Seca 2024

Praia da Ponta Negra em Manaus pode ser liberada para banho com Rio Negro perto da cota de segurança

Estudos técnicos ainda precisam avaliar as condições para determinar quando será seguro liberar o local para banhistas.

O Rio Negro atingiu nesta sexta-feira (13) o nível de 15,54 metros, segundo o Porto de Manaus, ficando a 46 centímetros da cota mínima de segurança, de 16 metros. No entanto, estudos técnicos ainda precisam avaliar as condições para determinar quando será seguro liberar o local para banhistas.

Devido à seca, a Praia da Ponta Negra foi interditada para banhistas em setembro, com o acesso à água proibido desde então. No entanto, a área de areia permanece liberada para atividades físicas.

Nos últimos dois dias, o nível do rio subiu cerca de 10 centímetros, e, se esse ritmo continuar, o Rio Negro atingirá em breve a cota de segurança de 16 metros.

Em 2013, a Prefeitura de Manaus assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), Corpo de Bombeiros (CBAM) e Polícia Militar, estabelecendo normas de uso da praia. A interdição é automática quando os laudos indicam que a água está imprópria para banhistas, conforme a cláusula 1, § 3º do TAC.

O Serviço Geológico do Brasil divulgará um novo laudo com base nas medições dos níveis de água de setembro e outubro, com o apoio da Marinha do Brasil e Defesa Civil de Manaus, coordenado pelo pesquisador Andre Luis Martinelli Real dos Santos e pela superintendente regional de Manaus, Jussara Socorro Cury Maciel.

Além disso, em resposta à seca, a Prefeitura de Manaus decretou Situação de Emergência em setembro, com validade de 180 dias.

O Em Tempo entrou em contato com o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) para obter informações sobre a possível liberação da praia para banhistas, mas não obteve resposta até o momento.

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *