Mundo – O Vaticano confirmou, na tarde desta segunda-feira (21) o falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca irreversível.
A informação foi divulgada pelo médico do Vaticano, Andrea Arcangeli, por meio do atestado de óbito oficial.
De acordo com o documento, o pontífice sofreu um AVC cerebral, entrou em coma e teve um colapso cardiocirculatório irreversível às 7h35 no horário de Roma (2h35 em Brasília).
Ainda segundo o médico, o quadro foi agravado por uma pneumonia bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão e diabetes tipo II. A morte foi confirmada por registro eletrocardiotanatográfico.
Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, faleceu em sua residência na Casa Santa Marta, localizada no Vaticano. Ele havia retornado recentemente de uma internação de 38 dias no Hospital Gemelli, em Roma, devido a complicações respiratórias.
A melhora súbita do religioso chegou a trazer esperança para os cristãos católicos que rezavam em prol de sua saúde. Inclusive, ele fez uma aparição rápida nesse domingo (20), durante a missa de Páscoa, mas a notícia de sua partida pegou milhares de fiéis de surpresa.
O Vaticano ainda não divulgou detalhes sobre o funeral e o início do conclave para a escolha do novo pontífice. Mais informações serão divulgadas nos próximos dias.
Leia mais:
Prefeito de Manaus decreta luto de 3 dias pela morte do papa Francisco
