A Operação Munus Curae resultou na prisão de 51 pessoas por inadimplência de pensão alimentícia em Manaus, na sexta-feira (30). A operação teve início na segunda-feira (26) e ocorreu principalmente no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste da capital.

O delegado Alessandro Albino, diretor do DPM, elogiou o trabalho da Polinter e dos DIPs envolvidos:

“Foram 51 presos por inadimplência de pensão alimentícia, resultado do empenho dos policiais civis de Manaus. Então é importante conscientizar aqueles que devem pensão aos seus filhos de forma que eles regularizem a situação com a Justiça, garantindo assim o bem-estar e os direitos das crianças e adolescentes.”

Foco

Segundo o delegado Fábio Aly, titular da Polinter, a operação teve como foco mandados cíveis de devedores de pensão alimentícia:

“Constatamos que esse ano estão sendo expedidos cerca de 180 mandados em média por mês, sendo que em 2024 a média era de 130. Isso é um sinal que as pessoas estão procurando mais a Justiça e, por isso, iremos realizar essas operações com mais frequência para dar cumprimento a esses mandados de prisões.”

O delegado reforçou que não se trata apenas de punir pais inadimplentes, mas de garantir os direitos de 51 crianças que agora terão suas necessidades atendidas.

Denúncias

A Polinter também se colocou à disposição da população do interior do Estado para capturar foragidos que estejam em Manaus. Denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp (92) 3667-7725 ou pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública.

“Reforçamos que quem tiver informações sobre os paradeiros de quaisquer foragidos, que entre em contato pelo WhatsApp (92) 3667-7725, disque-denúncia da Polinter, ou pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas. Quando há informações precisas sobre o paradeiro e a rotina do foragido, o processo de captura é acelerado. O sigilo da identidade do denunciante é garantido.”

(*) Com informações da assessoria

Leia mais: Ex de Militão, do Real Madrid, expõe valor de pensão da filha