Após se reunir com o presidente da França, Emmanuel Macron, nesta quinta-feira (5), em Paris, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu a recepção e destacou a importância da parceria entre os dois países. Segundo Lula, a hospitalidade de Macron “é algo que só um grande amigo pode oferecer”.
Durante entrevista coletiva, Lula pediu o apoio da França para viabilizar o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul. Ele lembrou que o Brasil assumirá a presidência rotativa do bloco sul-americano no próximo semestre, com mandato de seis meses.
“Quero lhe comunicar que não deixarei a presidência do Mercosul sem concluir o acordo com a União Europeia”, afirmou Lula, dirigindo-se diretamente a Macron.
O presidente brasileiro reforçou a importância do tratado diante do cenário global atual. “Meu caro, abra o seu coração para a possibilidade de fazer esse acordo com o nosso querido Mercosul”, disse. “Essa é a melhor resposta que nossas regiões podem dar diante das incertezas causadas pelo avanço do unilateralismo e do protecionismo tarifário”.
(*) Com informações da Agência Brasil
Leia mais:
Lula visita França após 13 anos para discutir nova parceria climática com Macron
