A Prefeitura de Manaus comemora uma conquista histórica para a educação municipal. As escolas José Carlos Mestrinho e Professora Francisca Pereira alcançaram as melhores notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na região Norte, tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais do ensino fundamental, segundo a última edição do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Esse desempenho garantiu às duas unidades da Secretaria Municipal de Educação (Semed) o Prêmio Nacional da Educação, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). A cerimônia de premiação ocorreu nesta segunda-feira (11), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

O prefeito David Almeida celebrou o feito, destacando a relevância do prêmio:

“Manaus tem as duas melhores escolas no Ideb da região Norte nas séries iniciais e nas séries finais. Quero parabenizar a escola José Carlos Mestrinho e a escola Francisca Pereira. Elas são da nossa rede Semed, e estamos muito felizes. Nesta segunda-feira, eles seguiram para Brasília para receber essa premiação, no Palácio do Planalto. É Manaus sendo a melhor na educação. Parabéns”, destacou o prefeito.

Fotos – Mário Oliveira/Semed

Semed reforça compromisso com a educação de qualidade

O secretário municipal de Educação, Júnior Mar, atribuiu o reconhecimento ao esforço coletivo de educadores, alunos e equipe gestora.

“Essas conquistas não são apenas números. Elas representam histórias de superação, dedicação e esperança. Representar a nossa secretaria em um prêmio tão importante mostra que estamos no caminho certo. Agradeço a cada profissional envolvido e, principalmente, aos nossos alunos, que são a razão de todo esse esforço”, afirmou.

Escolas premiadas se destacam pela dedicação pedagógica

A escola municipal José Carlos Martins Mestrinho contou com 42 estudantes do 5º ano no último Saeb. Já a escola municipal Professora Francisca Pereira teve 182 alunos no 9º ano em 2023.

O resultado positivo evidencia a força do trabalho pedagógico voltado para essas etapas críticas do ensino fundamental.

Gestora encerra carreira com reconhecimento nacional

Com 33 anos de carreira, a gestora Vera Lina Aragão, da escola José Carlos Mestrinho, descreveu o prêmio como o auge de sua trajetória na educação.

“Foi uma surpresa para mim representar a região Norte nessa premiação, principalmente por poder levar o nome da Semed a um patamar de destaque. Essa conquista é fruto do trabalho sério e comprometido dessa verdadeira família que é a nossa escola. Neste ano, me aposento e concluo minha jornada como educadora com honra e maestria. Sinto que fiz tudo o que estava ao meu alcance para transformar vidas por meio da educação”, afirmou Vera Lina.

Trabalho em equipe transforma realidade escolar

A professora Márcia Porto foi peça-chave para o avanço da escola Professora Francisca Pereira, que viu sua nota subir de 5,4 para 6,9 — o melhor desempenho nos anos finais do ensino fundamental em todo o Amazonas.

“Essa conquista é resultado do trabalho em equipe, onde todos caminham juntos, se motivam e se apoiam mutuamente. Quando a equipe está unida e comprometida, o aluno avança e é aí que está a nossa maior força. Mesmo enfrentando os desafios de uma localidade onde a nossa escola é a única que atende o 9° ano, conseguimos mostrar que, com dedicação coletiva, é possível transformar realidades”, destacou Márcia Porto.

Leia mais: Governo do AM destina R$ 7,6 milhões para fortalecer projetos sociais