O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União Brasil), anunciou nesta quarta-feira (27) que o edital do concurso público da Casa será assinado no próximo dia 3 de setembro.

Segundo o parlamentar, o certame está previsto para ocorrer ainda este ano, com data das provas a ser definida.

“Foi enviado formalmente para todos os deputados que no dia 3 de setembro, na próxima quarta-feira, nós estaremos lançando o edital do concurso público da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Nós iremos informar a data que irá ocorrer, nós iremos apresentar todas as formas que vão ser encaminhadas e eu gostaria de que a gente pudesse estar juntos nesse momento. Esse é um marco não só da minha presidência, mas também dos 24 deputados estaduais da 20ª Legislatura. O lançamento será feito em conjunto, com a presença de todos os parlamentares”, destacou Cidade.

Vagas e salários

O concurso ofertará 100 vagas imediatas – sendo 60 para nível superior e 40 para nível médio – além de 200 vagas para cadastro de reserva. Não há informações sobre salários iniciais a depender do cargo.

A Fundação Getulio Vargas (FGV) foi escolhida como banca organizadora, consolidando o avanço do processo seletivo. A Aleam não realiza concurso público há cerca de 14 anos, e a nova seleção deve contemplar diferentes áreas da estrutura legislativa.

Cronograma

O presidente da Casa disse que a Assembleia montou um cronograma, que todos os meses irá dar detalhes do andamento do concurso público. As provas devem ocorrer entre os meses de setembro e outubro, com a possibilidade de homologação em dezembro e chamamento no início do ano. A expectativa é que a contratação da instituição e avaliação do edital do concurso público seja feita em junho e em julho, seja lançado o edital.

Cidade disse que no mês passado foi feito o cálculo para a distribuição das vagas e as áreas de distribuição.

Em julho, o deputado afirmou que a Assembleia vai se atentar em todos os detalhes para ter uma instituição renomada, que tenha feito diversos concursos públicos, que seja eficiente e que aplique a prova de forma lícita.

“Essa é nossa grande preocupação, pois quero sair da presidência – encerra dia 31 de janeiro de 2027 – e deixar um marco”, explicou.

Conforme o presidente da Casa, a comissão composta por cinco servidores da Casa, sendo quatro efetivos e um comissionado, vai trabalhar em conjunto para dar transparência para que no final do ano o concurso possa ser homologado e, no máximo no início do ano, os aprovados possam ser chamados.

A Comissão Especial será composta pelos servidores Sarah Oliveira Cervantes (presidente), Elinson Silva de Lima (vice-presidente), Robson Togni de Almeida (membro), Rosirene Cetraro Braga (membro) e Fábio do Nascimento de Oliveira (membro).

“Temos todo o equilíbrio financeiro para fazer o concurso público, e a expectativa é que seja concluído até o final do ano”, disse o deputado.