O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante), criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a sessão plenária. Em seu discurso, o parlamentar afirmou que o ex-chefe do Executivo “fechou os olhos para a BR-319”.

O parlamentar também cobrou do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o compromisso de concluir a obra. No entanto, os trabalhos não registraram avanços, até o momento.

“O presidente Lula já prometeu a BR-319 uma vez e o ex-presidente Bolsonaro fechou os olhos para a rodovia. Agora, a caneta retorna às mãos do presidente Lula e eu espero que ele possa honrar a palavra empenhada anos atrás. Se depender apenas do esforço dos mandatários da região para aportar emendas e a obra continuar esbarrando em licenciamento, é praticamente afirmar que a BR-319 nasceu para morrer”, destacou o parlamentar.

Reis ressaltou que o abandono da BR-319, única ligação terrestre entre Manaus e Porto Velho, é fruto de “mero desleixo” do governo federal ao longo dos anos.

“A BR-319 precisa voltar a viver. Ela já existiu, já foi uma realidade. O que faltou foi manutenção, como acontece em outras rodovias do país. Nós precisamos, encontrar um caminho para acabar com essa brincadeira, não apenas com o Amazonas, mas com toda a região Norte”, afirmou Reis.

Na última segunda-feira (8), em Brasília, Lula declarou que a obra de recuperação da BR-319 finalmente sairá do papel e será realizada com responsabilidade ambiental.

Leia mais: STF retoma julgamento que pode condenar Bolsonaro e aliados por golpe