Aos 82 anos, o cantor Milton Nascimento foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL), uma condição neurodegenerativa que afeta as funções cognitivas e motoras. A informação foi revelada por seu filho e empresário, Augusto Nascimento, em entrevista à Revista Piauí.

Antes da confirmação do diagnóstico, pai e filho decidiram realizar uma viagem de motorhome pelos Estados Unidos, em maio deste ano. A jornada percorreu mais de 4 mil km em 16 dias, passando por estados como Arizona, Utah, Idaho, Wyoming e Montana.

“Quando vi que meu pai apresentava uma piora brusca no quadro cognitivo, perguntei ao médico se seria uma loucura fazer uma viagem de motorhome com ele pelos Estados Unidos”, contou Augusto.

Durante a viagem, Milton permaneceu ao lado do filho como copiloto, escolhendo as músicas que embalaram os trajetos pelas estradas americanas — especialmente álbuns dos Beatles, uma de suas bandas favoritas.

O diagnóstico foi confirmado após o retorno ao Brasil. A DCL é considerada o terceiro tipo mais comum de demência e provoca a degeneração progressiva de células cerebrais, afetando a memória, a atenção e os movimentos.

Em março deste ano, Augusto já havia revelado ao Jornal Nacional que Milton convivia com a Doença de Parkinson há dois anos. Apesar das limitações impostas pelas condições de saúde, o artista segue demonstrando sua paixão pela música e pela vida.

(*) Com informações do Metrópoles

Leia mais: Donald Trump é diagnosticado com doença venosa