Um homem de 42 anos foi preso em flagrante pelo crime de injúria racial contra um agente de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), de 32 anos. O caso aconteceu por volta das 21h40 de quarta-feira (15/10), na avenida Umberto Calderaro, bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus.

De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), a equipe de fiscalização avistou o motociclista conduzindo o veículo com o capacete mal posicionado, sobre a testa, como se fosse um boné. Os agentes determinaram que ele ajustasse o equipamento corretamente, mas ele ignorou a ordem. Em seguida, foi emitido um sinal sonoro para que parasse, porém ele desobedeceu e questionou a abordagem.

Os agentes precisaram forçar a parada da motocicleta com a viatura, sem contato entre os veículos. Ao ser abordado, o homem afirmou que poderia conduzir a moto como quisesse e, em tom desrespeitoso, disse que a equipe não tinha autoridade para pará-lo. Quando solicitado a apresentar documentos, passou a proferir palavras de cunho racial contra a vítima.

A Polícia Militar foi acionada para prestar apoio, e o infrator foi conduzido ao 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) lavrou o auto de prisão em flagrante. O homem ficou à disposição da Justiça.

A motocicleta foi removida para o parqueamento do Detran-AM, pois estava com o licenciamento atrasado e apresentava pneu dianteiro careca.

Leia mais:

Nikolas Ferreira responderá ao crime de injúria racial por desrespeitar pronome da parlamentar trans