A verdadeira história da Belle Époque amazonense retorna aos palcos em uma nova versão de “Cabaré Chinelo”, premiado projeto do Ateliê 23, agora transformado em espetáculo de dança. A montagem reúne o Corpo de Dança do Amazonas (CDA) e a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA), sob a direção de Taciano Soares e Eric Lima.

As apresentações acontecem nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro, no Teatro Amazonas, localizado no centro histórico de Manaus.

O espetáculo tem apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Os ingressos estão disponíveis a partir de R$ 50 no site shopingressos.com.br e no Instagram do Ateliê 23 (@atelie23). A classificação é 16 anos.

O diretor Taciano Soares afirma que esta nova leitura amplia as dimensões da obra:

“O trabalho está fantástico, o espetáculo tem uma camada, uma leitura que não necessariamente a gente via na obra de teatro. São outras formas de contar e, com isso, a gente vê outras possibilidades do ‘Cabaré’ existir, essa é a coisa mais incrível, a possibilidade da gente reconstruir”, afirma Soares.

Ele também destaca o processo coletivo da criação:

“O palco é imenso, é capaz de a gente construir de diversas formas a mesma história e a prova disso é o que vai acontecer nesses três dias. Os bailarinos e as bailarinas inteiramente dedicados, disponíveis, atentos na escuta, é um trabalho que o resultado se tornou colaborativo. Eu tenho certeza que vai ser muito surpreendente para quem assistiu o espetáculo de teatro.”

A parceria com o CDA e a OCA, segundo o diretor, representa uma conquista para o grupo:

“É um grande momento para o Ateliê 23 ter agora essa obra em parceria com o CDA e a OCA, que nos deixa uma sensação maravilhosa de realização. A gente está muito feliz.”

FOTOS: Eduardo Klinsmann

Parceria entre o Ateliê 23, OCA e CDA

Esta é a terceira colaboração entre o Ateliê 23 e a Orquestra de Câmara do Amazonas, sob regência do maestro Marcelo de Jesus, que já havia participado de versões anteriores da obra.

“A primeira foi uma versão teatral com música, em que fiz arranjos para a OCA a partir das composições de Eric Lima e, depois, apresentamos ‘O Cabaré’, o musical abriu a série ‘Encontro das Águas’. Quem sai de casa para ir ao teatro merece ser tocado, provocado, transformado, é isso que este novo ‘Cabaré’ propõe, novas sensações e novas formas de sentir”, afirma o maestro.

Nesta nova versão, a orquestra assume papel ainda mais experimental:

“Agora, com o Corpo de Dança do Amazonas, o espetáculo ganha uma nova forma, essa é a beleza do ‘Cabaré’, ele se transforma a cada versão. Nesta, seguimos por um caminho mais experimental e improvisativo, a OCA será representada por cinco músicos, dois violinos, viola, violoncelo e contrabaixo, e eu estarei à frente deles não como maestro, mas como mais um músico, tocando e improvisando ao teclado”, completa Marcelo de Jesus.

A história e os prêmios de “Cabaré Chinelo”

O espetáculo “Cabaré Chinelo” estreou em novembro de 2022, com uma imersão no período entre 1900 e 1920, nas antigas dependências do Hotel Cassina, hoje Casarão da Inovação Cassina. A narrativa expõe a exploração e a violência vividas por mulheres obrigadas à prostituição durante o ciclo da borracha no Amazonas.

A obra teve três anos de temporada e conquistou destaque nacional: foi indicada ao 34° Prêmio Shell de Teatro, ao 22º Prêmio Cenym de Teatro Nacional — vencendo nas categorias “Melhor Companhia” e “Energia que Vem da Gente” — e levou os prêmios de “Melhor Espetáculo” e “Direção” no 17º Festival de Teatro da Amazônia.

Nas plataformas de áudio, o sucesso se repete. Faixas como “La Muerte”, “Somos o Cabaré”, “Gaita de Gaivota” e “Lobas” figuram entre as mais ouvidas da playlist viral Manaus. A música “Eu Sou a Maior”, da personagem Balbina, ultrapassou mil playlists, enquanto “Grito de Conceição” também se destacou nos streamings.

FOTOS: Eduardo Klinsmann

Serviço

O quê: Estreia do espetáculo de dança “Cabaré Chinelo”
Quando: 31 de outubro e 1º de novembro (às 20h) e 2 de novembro (às 19h)
Onde: Teatro Amazonas, Largo de São Sebastião, Centro – Manaus
Ingressos: A partir de R$ 50 no site shopingressos.com.br ou no Instagram @atelie23
Classificação: 16 anos

Leia mais: Espetáculo ‘Oceanos’ estreia em Manaus neste sábado (1º)